Menu

Perpétua leva puxão de orelha de Soldado da Borracha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desabafo_700_B_C


A sessão realizada no início da tarde de ontem (horário de Brasília) pelo Congresso Nacional para promulgar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) d0s Soldados da Borracha pode ser tida como uma antecipação do clima de guerra a ser travado por PCdoB e PP pela disputa da única vaga do Senado em 2014. Em lados opostos e em clima de animosidade estão os deputados federais Perpétua Almeida (PCdoB) e Gladson Cameli (PP).

Publicidade

Apontada como a “mãe da PEC dos Soldados da Borracha”, Perpétua pretendia sair, ao fim da sessão, com todas as honrarias políticas e capitanear os votos de filhos e netos dos “combatentes da floresta”. Isso teria acontecido se na mesma mesa de honra onde ela estava se encontrava o senhor Belizário Costa, de 96 anos.


Não muito satisfeito com os frutos da PEC (uma indenização de R$ 25 mil mais pensão de dois salários mínimos), Belizário não mediu esforços em desidratar politicamente Perpétua Almeida ao vivo e a cores pelas câmeras da TV Senado. Na fala, Belizário disse que a deputada “não gosta dos acreanos e nunca mais será eleita”.


“Se os acreanos tiverem consciência nunca mais votam na senhora”, declarou. As fortes declarações criaram constrangimento entre todos os presentes. Ao lado de seu Belizário, Gladson Cameli (PP) via sua adversária passando por um dos piores momentos em seus 12 anos de mandato em Brasília.


Nos bastidores os comunistas procuravam identificar a autoria desta “vergonha pública”. O PP logo foi acusado de orquestrar todo o episódio. Segundo fontes, Perpétua e Gladson chegaram a bater boca pelos corredores do Congresso, com ela o acusando de ser responsável pelo episódio.


A alfinetada do progressista veio ainda em seu discurso da tribuna, quando afirmou que a PEC “não tem pai nem mãe”. “A PEC foi discutida em todos os âmbitos, politizaram, criaram expectativas”, disse.


Na sexta, em Cruzeiro do Sul, Cameli já tinha trocado farpas com Perpétua ao acusa-la de espalhar a informação de que o pagamento da indenização aconteceria esta semana.


video
play-sharp-fill


 


Perpétua acredita que depoimento de soldado
da borracha foi armação política


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) disse na manhã desta quinta-feira (15), que ela pode ter sido vítima de uma “armação política” ao levar um puxão de orelha do soldado da borracha Belizário, de 92 anos, durante a promulgação da PEC da categoria, em sessão realizada no Congresso Nacional.

Publicidade

“Na hora fiquei assustada. O discurso de todas as pessoas que estavam lá foi de comemoração. Até chorei na hora que discursei. Só me dei conta que foi uma armação política para me atingir, quando a senadora Ana Amélia, que é do PP, cedeu seu espaço para o velhinho de Rondônia”, diz Perpétua.


Perpétua Almeida destaca que ao perceber que teria sido usada pelos seus colegas de partido, a senadora Ana Amélia pediu desculpas por ter cedido o espaço ao soldado da borracha. “Talvez nem a senadora soubesse que também estaria sendo usada por pessoas mal intencionadas”, ressalta.


Segundo a parlamentar comunista, seus adversários usaram um soldado da borracha do Estado de Rondônia, porque não encontraram nenhum do Acre, que falasse mal dela. Perpétua acredita que o episódio estaria ligado à disputa pela vaga no Senado, que ela trava com o deputado Gladson Cameli (PP).


“Estou sendo vítima de um jogo baixo, sujo. Eles erram o tom da agressão ao colocar um senhor ide 95 anos, para tentar me agredir. A pior parte da agressão foi a que envolveu minha família. Meu pai não tem nada a ver com política. Eles precisam aprender a respeitar o lado familiar”, enfatiza Perpétua.


A comunista afirma que não se faz política “com um expediente tão baixo. A política foi feita para se debater no campo das ideias, respeitando a dignidade humana e a verdade. Estou decepcionada ao perceber que estou entrando numa guerra, não numa busca por melhorias para meu Estado”, finaliza Perpétua.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido