Menu

Congresso promulga emenda que garante indenização para Soldados da Borracha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou nesta quarta-feira (14), durante sessão solene do Congresso Nacional, a emenda que estabelece o pagamento de abono, a título de indenização, de R$ 25 mil aos soldados da borracha, viúvas e dependentes. A emenda nº 78/2004 vai beneficiar os seringueiros que foram cortar seringa na Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial. A indenização deverá ser paga em parcela única pelo governo federal.


Depois de 12 anos, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) agradeceu aos senadores acreanos Jorge Viana e Aníbal Diniz pelo trabalho em favor da matéria e disse na tribuna do Congresso: “hoje, é um dia histórico e que vai marcar o fim de um ciclo de anos de luta em prol da valorização dos nossos heróis da Pátria. Antes de mim, Aluízio Bezerra e Vanessa Grazziotin também lutaram com outros presidentes. Dilma foi a única chefe da Nação que se dispôs a conversar. Sei que eles merecem muito mais. Seria uma irresponsabilidade depois de 12 anos, rejeitar esses 25 mil e deixá-los esperando por algo que não teríamos como aprovar agora. Fiz questão de percorrer o Acre inteiro, fazendo grandes reuniões com os Soldados. E ouvi deles que queriam receber os 25 mil reais”.

Publicidade

Emocionada, Perpétua Almeida destacou os próximos passos da luta que será agilizar o pagamento. “A minha nova luta já começou: garantir logo a data de pagamento desses 25 mil reais. Já estou nas tratativas com o Planalto e, com a ajuda de Deus, em breve teremos a data do pagamento. Os soldados da borracha são testemunhas do quanto lutei. E continuarei lutando, pois só vou sossegar quando ver essa conquista dos 25 mil reais no bolso dos nossos idosos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido