Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bittar lê texto da emenda constitucional que beneficia Soldados da Borracha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Primeiro-secretário da Câmara e do Congresso Nacional, o deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), fez nesta quarta-feira, 14, a leitura oficial da promulgação da PEC dos Soldados da Borracha (PEC 78). A emenda constitucional que estabelece o pagamento de uma indenização única de R$ 25 mil aos soldados da borracha e dependentes legais.  “Este é um ato histórico, que resgata a dignidade de milhares de brasileiros que se embrenharam nas selvas da Amazônia para cortar seringa durante o esforço de guerra”,  disse Bittar. Ainda de acordo com o deputado, “o dia de hoje é histórico para todos nós brasileiros”.


A emenda foi promulgada pelo presidente do Congresso, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Entre os presentes à sessão, está o soldado da borracha Belizário Costa e vários senadores e deputados que participaram do processo de discussão e votação da matéria.

Anúncios


A emenda promulgada vai beneficiar os seringueiros que na década de 1940 deixaram suas cidades – a grande maioria na região Nordeste – para extrair seringa na Amazônia. A borracha tinha como destino os Estados Unidos, onde era usada nos equipamentos utilizados pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.


A importância da emenda foi destacada pelo deputado Márcio Bittar, primeiro-secretário da Câmara dos Deputados ao término da leitura do ato:


— O Congresso faz jus àqueles que gastaram anos de sua vida a uma tarefa nacional no esforço pela Segunda Guerra Mundial ao lado daqueles que desejam um mundo livre — afirmou Bittar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido