Menu

Tião Viana virou atração da mídia nacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde que disputou a eleição à presidência do Senado, em 2009, que o atual governador do Acre, Tião Viana (PT), tem sido assunto na mídia nacional. Naquela ocasião o então senador Tião Viana (PT) representava o “novo”, a possibilidade de vencer as oligarquias do poder político brasileiro representadas pelo senador José Sarney (PMDB-AP). Mas a lua de mel com a mídia nacional teve um fim abrupto quando, poucos meses depois, descobriram que a sua filha tinha gasto um valor astronômico com um telefone celular institucional do Senado. Mais tarde a operação G7 da Polícia Federal colocou novamente Tião Viana (PT) em pauta. E agora recentemente essa briga com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) por conta dos haitianos reacendeu o interesse da mídia pelo governador do Acre. Apesar do bombardeio de perguntas dos jornalistas no programa Roda Viva, da TV Cultura, Tião Viana (PT) se saiu bem. Mas algumas respostas dadas pelo governador acreanos foram questionadas aqui no Acre.


Exagero?
Tião Viana (PT) afirmou que tem 90% de aprovação dos acreanos. Para não ficar chato, o governador deveria ter citado o Instituto de Pesquisa que fez essa avaliação ultra positiva. Mas ainda está em tempo de justificar a afirmação.

Publicidade

Se…
Caso essa informação proceda acho melhor os candidatos de oposição tirarem o cavalinho da chuva. Se realmente Tião alcançou esse índice de popularidade a próxima eleição ao Governo do Acre já está decidida. Acredito que nenhum governador na história do Estado tenha alcançado um índice tão alto, nem Jorge Viana (PT).


Não é o que parece
No entanto, as pesquisas domésticas que tenho tido acesso mostram números de aprovação do seu Governo muito diferentes. Mas como a afirmação foi feita por um governador prefiro não especular e esperar que seja revelada a fonte.


Liberdade de imprensa
Outra afirmação é que no Acre temos absoluta liberdade de imprensa. Pode até ser. Mas, e os vários jornalistas que respondem processos atualmente do governador? Uma parte da imprensa é nitidamente mantida com verbas publicitárias governamentais o quê limita o poder de críticas. Ou não?


Pito global
A apresentadora do Bom Dia  Brasil Ana Paulo Araújo ironizou o projeto de segurança pública do Acre que utiliza apitos contra a criminalidade. A ideia absurda parece que já virou piada nacional.


O povo adora vítima
Tião Viana recebeu críticas contundentes na Folha de São Paulo e na revista Veja. Mas na minha avaliação, ao contrário de enfraquecê-lo politicamente no Acre, toda esse bombardeio da mídia nacional vai fortalece-lo.


Cabide ainda sonha
O ex-vereador Cabide (PPS) vai ser mais uma das atrações da campanha. Segundo ele, terá chances reais de se eleger deputado estadual com o apoio dos estudantes da Uninorte. Qual a ligação dele com os universitários não foi explicada.


Mais folclore
A vereadora da Capital, Roselane (PRP), deverá ser outra atração folclórica das eleições. Segundo alguns colaboradores, a “mulher da bicicleta” considera-se com a mão numa das vagas da Aleac. Mas será que os raios caem duas vezes no mesmo lugar?


Anão gente boa
Para completar o time  só faltava o Montana Jack (PSD) também candidatar-se a deputado estadual. Ele me disse que só vai se o senador Sérgio Petecão (PSD) mandar. Cabide (PPS), Roselane (PRP) e Montana (PSD) formariam um belo trio de parlamentares.


Zum, zum, zum
Parece que o apresentador televisivo Alan Rick (PRB) pode ir mesmo para a oposição. O pré-candidato a deputado federal é um amigo antigo de Márcio Bittar (PSDB) e não anda muito satisfeito na FPA. Será?


Presente de grego?
Uma fonte me revelou que o governador Tião Viana (PT) pediu para o ex-prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro (PT), apoiar César Messias (PSB) para deputado federal. Neuzari não conseguiu terminar o seu mandato devido ao acúmulo de processos.

Publicidade

Mais ex-prefeitos na parada
Se realmente for candidato, César Messias (PSB) terá o apoio do ex-prefeito de Rodrigues Alves, Dêda (PROS), e do ex-prefeito do Bujari, Padeiro (PSB). Neuzari, Dêda e Padeiro formam um time e tanto de ex-gestores…


Puxando a fila
No entanto, Dêda é entre eles o único que realmente têm votos. A sua simpática esposa, deputada Maria Antônia (PROS), vai brigar para ser a mais votada para a Aleac. E não duvido que isso aconteça, se Antônia Sales (PMDB) sair para vice de Márcio Bittar (PSDB).


A hora dos artistas
Qualquer coisa que é dita contra o atual Governo na mídia do Juruá até por um catraeiro recebe uma resposta imediata da equipe de assessores. Alguns nomeados com altos salários precisam justificar as suas funções.


Telefonema truncado
Recebi a ligação de um amigo do PT nacional que é um dos assessores mais próximos da presidente Dilma (PT). Como estava difícil de conversar, falei: “Os telefones no Acre estão péssimos”. O meu amigo retrucou: “Não são só os telefones que estão péssimos no Acre.”


Acorda meu irmão!
O ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), é um cara tranquilo. Considerado um dos favoritos para eleger-se deputado federal, Angelim deveria ficar esperto. Nem só de popularidade vive um candidato, mas também de acordos. E tem gente ligeira nas hostes dos “companheiros”.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido