Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Saiu ileso das cobras criadas

É uma análise como jornalista, apresentador de programas de debates na televisão por vários anos, o governador Tião Viana conseguiu sair incólume de uma rodada de entrevistas, na noite da última segunda-feira, no programa “Roda Viva”, da TV-CULTURA, em São Paulo, onde estavam jornalistas ferinos da VEJA, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, GLOBO, que tentaram e não conseguiram lhe encurralar. Deu respostas com números, não fugiu de nenhuma pergunta e nem de temas polêmicos como o G-7, haitianos, derrotas da Dilma e do Lula, no Acre e outras. Quem apostou que sairia queimado do fosso dos tigres e tigresas da imprensa sulista perdeu. Tem os números do Acre na cabeça e mostrou raciocínio rápido nas respostas. A sua atuação foi uma prova do que vão enfrentar os seus adversários nos debates da campanha na televisão, no Acre. Alguém que domina como poucos o vídeo, uma arte difícil.


Precisa ser reparada
A Aleac precisa também fazer um ato, idêntico ao do saudoso ex-governador José Augusto, cassado pela Revolução, para homenagear os deputados do Acre que foram cassados e figuras civis que foram presas pela ditadura, no quartel do exército, em Rio Branco. São fatos que não podem passar em branco.


Não é tolo
Pelo que tem dito, o deputado Werles Rocha (PSDB) tende refugar do convite para ser candidato a deputado federal. Para estadual se reelege, para deputado federal é muito mais difícil de ter sucesso, as vagas são poucas e os candidatos muito fortes e com esquemas pesados.


Definitivamente, reverteu
O voto evangélico, que na maioria, na eleição passada, votou na oposição para governador foi conquistado pelo Tião Viana. Conseguiu aproximar o seu governo das lideranças evangélicas.


Prova de fogo
Ao ser aplaudido numa concentração de cerca de 20 mil pessoas, no palanque da “Marcha para Jesus”, Tião Viana mostrou que quebrou a barreira negativa dos evangélicos na eleição passada.


Nem uma vírgula
Continuo convencido sobre a inutilidade deste projeto do apito para pegar bandido. Só faço a correção de um erro: não foi uma iniciativa da Associação Comercial, como aqui foi divulgado.


Parceira na compra
A Associação Comercial apenas entrou como parceira do projeto comprando os kits com apitos.


Conversa fiada
Ontem, pela manhã, correu um boato que o empresário Narciso Mendes tinha morrido. Muito pelo contrário, a sua recuperação do infarto está sendo muito boa e não corre mais perigo.


Reagindo bem
O empresário Narciso Mendes está reagindo bem e ontem estava conversando normalmente, mas, ainda na UTI. O importante é que ele está superando o período crítico de todo infarto.


Análise de um oposicionista
Conversei ontem com um ex-deputado da oposição, com reduto principal no Juruá. É dele a afirmação: “Luis Carlos, com esta oposição rachada, o Tião Viana será o mais votado do Juruá”.


Não sei
Se me perguntarem como o Tião Bocalon (DEM) só, voltou aparecer como o mais bem avaliado da oposição, eu não sei. Talvez, por ele ter mais cara de oposição que o Márcio Bittar (PSDB).


Campanha franciscana
Tião Bocalon (DEM) tem como aliados o candidato ao Senado, Roberto Duarte (PMN) e o vice Henrique Afonso (PV). Já o Márcio Bittar (PSDB), este está cercado de medalhões políticos.


Cansado de repetir
Os apoiadores, numa campanha majoritária, não têm peso fundamental, ajudam, mas não de forma decisiva, o eleitor para governador, senador, prefeito vota no nome, é um voto pessoal.


Muitos leitores
Tenho encontrado muita gente que vota no candidato a deputado estadual, Alércio Dias (PSD), são votos da velha guarda, que o acompanharam nas campanhas para deputado federal.


Sabe que não é isso
Claro que, o candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), para o público diz não estar chateado por ser obrigado detonar a candidatura da mulher Márcia Bittar (PSDB), mas não é verdade.


Com muito carinho
A candidatura da Márcia Bittar (PSDB) era tratada pelo Márcio Bittar (PSDB), com muito carinho, uma espécie de sonho, não externa, mas é certo que está magoado com o fato.


Ajuda muito
Caso o ex-prefeito de Marechal Taumaturgo, Itamar de Sá (PT), se livre das pendências jurídicas e puder ser candidato a deputado estadual, ajudará muito o Tião Viana no Juruá.


Entra na disputa
E se conseguir montar uma sólida estrutura de campanha entra na disputa no chapão  do PT.


Otimismo
Não conheço ninguém mais otimista nos partidos da FPA, que o presidente do PSDC, José Afonso. Acha com todas as letras que, com chapa própria o PSDC elegerá dois deputados.


Arremate final
O médico Carlos Beirute (PRP) está no arremate final da estruturação da sua candidatura a senador, que até o final do mês deverá ser anunciada, oficialmente, numa coletiva


Não renuncia
O prefeito de Manuel Urbano, Ale, não vai mais renunciar como tinha dito, pior já esteve e acha que tem ainda mais de dois anos para dar a volta por cima e fechar bem o mandato.


Boa base
Quem conseguiu montar uma boa base em Epitaciolândia foi a deputada Maria Antonia (PROS). A parlamentar é uma das mais fortes no chapão do PT para a Assembléia Legislativa.


Banho de espuma
A repercussão foi alta, em Plácido de Castro, da foto do prefeito Roney Firmino, numa banheira com espumas, numa farra, numa mansão, em Brasília, com as diárias pagas pelo município.


Nada contra
Nada contra que os prefeitos Roney Firmino, Marcinho Miranda, Tonheiro e Rivelino Mota, viajem à Brasília para farrear. Mas, desde que seja com o dinheiro dos seus salários.


Ruas do povo
Alguns empresários não gostam do diretor do DEPASA, Felismar Mesquita, por ser exigente. É exatamente por isso que as obras do programa “Ruas do Povo” agora são muito bem feitas.


Não tenho nem dúvida


E com certeza a segunda etapa do “Ruas do Povo”, será executada com qualidade.


Sucessão difícil
Quem suceder o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, seja quem for terá um sério problema:  sucederá um dos melhores prefeitos que o município teve, terá de trabalhar.


Compra de votos
Três deputados davam o tom ontem, num papo informal, na Aleac, sobre como é fazer campanha política na atualidade: “a primeira coisa que o eleitor pergunta é, se você vai montar as famosas listas, porque têm nomes para colocar. Depois disso vêm, invariavelmente, os pedidos”. Foram unânimes num ponto: “pode chamar de mentiroso quem disser que se elege sem comprar votos. Você ganha o voto comprando com dinheiro ou com favores, mas compra”. Assino embaixo da observação, no Acre, para se eleger, tem que ter muito dinheiro.


Sair da versão mobile