Menu

Cruzeiro do Sul está entre os municípios com maior cobertura em atendimento básico de saúde no Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


saude_03


A prefeitura de Cruzeiro do Sul entregou na manhã desta sexta-feira (9) a 16a unidade de saúde construída na administração do prefeito Vagner Sales (PMDB) e aparece no ranking do Ministério da Saúde, entre os municípios brasileiros com maior cobertura em atendimento básico de saúde.

Publicidade

A unidade básica de saúde da 25 de Agosto, que funcionava em instalações precárias foi reconstruída pela prefeitura. A obra custou R$ 400 mil – recursos do Fundo Nacional de Saúde. A previsão do prefeito Vagner Sales é que ainda no mês de maio, mais cinco novos postos sejam inaugurados.


Em pouco mais de cinco anos, a prefeitura de Cruzeiro do Sul investiu mais de R$ 12 milhões na reestruturação dos postos de saúde, aquisição de equipamentos e na compra veículos para atender às necessidades dos pacientes portadores de necessidade especiais que precisam de atendimento diferenciado.


A Unidade de Saúde Avenida 25 de Agosto está equipado com gabinetes odontológicos, acompanhamento da gestação, curativo, dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos, enfermagem, educação em saúde, imunização, consultórios médicos, nebulização e planejamento familiar.


saude_04


Todas as salas da unidade de saúde são climatizadas e os profissionais de saúde que farão atendimento também na coleta e realização de exames. A equipe do programa Melhor em Casa, que atenderá pessoas incapacitadas ou com dificuldade de locomoção foi apresentada pela prefeitura.


O deputado federal Gladson Cameli (PP) destacou que Cruzeiro do Sul serve como modelo para o resto do Estado. “Fui abordado numa cidade do interior e um popular perguntou porque em Cruzeiro do Sul é possível fazer muito na área de saúde e em outros não. Respondi que a diferença é gestão”.


Para Cameli, “a capital do Juruá” tem uma das melhores administrações de sua história. “Apesar da queda do FPM, o prefeito Vagner Sales estava preparado. Ele fez um planejamento administrativo. Muitas coisas ainda não são possíveis de realizar, mas sua vontade de trabalha vem superando as dificuldades”.


Segundo o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), a gestão na área de saúde executada em Cruzeiro do Sul deveria ser implantada como modelo para os demais municípios do Acre. “Vagner Sales sempre manifestou sua preocupação com um modelo de saúde maior e mais eficiente. Esta pode ser a diferença”.


saude_05


A deputado Antonia Sales (PMDB) relatou o episódio que mudou a história da saúde no município. “Passávamos uma noite em frente a este posto, quando Vagner observou que pessoas dormiam no local, para pegar ficha. Ele disse: no dia em que eu for prefeito, vou acabar com esta vergonha. Promessa cumprida”.

Publicidade

Vagner Sales fez um relato de uma visita que fez ao Ministério da Saúde. “Fiquei feliz ao ser informado que Cruzeiro do Sul está entre os municípios com 100% de cobertura no atendimento básico de saúde. Nossa meta e fazer uma gestão que contribua de forma decisiva com a qualidade de vida das pessoas”.


O prefeito informa que ao assumir o cargo de prefeito, Cruzeiro do Sul teria apenas 17 postos, todos precisando de reforma e equipamentos. “Em quatro anos, reformamos e equipamos os 17 existente e construímos mais 16 – sem contar com os oito que ainda serão entregues à população”, diz Sales.


Os números positivos da área de saúde foram comemorados por Vagner Sales. “Ninguém administra sozinho. Recebi uma carta de um parente de paciente que me deixou orgulhoso da dedicação dos servidores da área de saúde. São estas pessoas que estão fazendo a diferença na melhoria dos índices”, enfatiza.


O peemedebista acrescenta que a meta de seu segundo mandato é investir na valorização dos servidores. “Trabalhamos muito para estruturar o município. Estamos concluindo este processo. Agora, é hora de valorizar o servidor, porque é ele quem faz esta maquina funcionar”, finaliza Vagner Sales.


saude_00


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido