A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (7) o Projeto de Lei 7.495/06 que estabelece o piso nacional aos agentes comunitários de saúde e de endemias. Com 40 horas semanais, estes trabalhadores passarão a receber R$ 1.014, além de reajustes anuais, como definiu o texto do PL aprovado.
Para o deputado Gladson Cameli (PP-AC), que já em abril comemorava a entrada do projeto na pauta da Câmara, a imposição do teto representará um grande avanço para o sistema de Saúde do país.
“Esta é uma valorização de nossos agentes comunitários que estão lá na ponta, que conhecem e combatem a causa de doenças que podem atingir milhares de famílias e provocar o desenvolvimento de doenças mais graves, resultando em hospitais superlotados e aumentando os gastos do Estado com problemas que poderiam ser evitados na base”, diz Cameli.
“Criar incentivo financeiro para o fortalecimento de políticas relacionadas a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, é de maneira direta valorizar e ao mesmo tempo motivar os agentes de saúde no dia a dia das suas funções”, ressalta o parlamentar. .
Cameli avalia que esta valorização resultará na queda de pessoas infectadas por doenças, sobretudo a dengue.
Como ocorreram mudanças no texto original, o projeto agora volta para uma nova votação pelo Senado. Além de fixarem esse teto, as emendas apresentadas na Câmara preveem, a partir de 2015, aumento real equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, sendo esta equação a mesma utilizada para o reajuste do salário mínimo.
Para que o teto dos agentes de saúde não cause quebradeira nas contas das prefeituras, o PL estima que a União ajude os municípios complementando quase 95% deste valor. Na avaliação de Cameli, esta ajuda é essencial por conta das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas prefeituras com a queda de repasses federais.
“O governo federal atribui aos municípios uma penca de responsabilidades nos serviços públicos, mas em compensação tira das cidades as condições financeiras para executar estas funções. O governo tem por obrigação agora ajudar os prefeitos a pagarem o teto dos agentes comunitários de saúde”, defende Cameli.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…