Menu

Celebração de missa de um ano da morte de Orleir emociona fiéis no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma forte chuva antecedeu a missa de um ano do falecimento do ex-governador Orleir Cameli, no anoitecer desta quinta, dia 8, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Pessoas vindas de vários lugares do Acre foram chegando pouco a pouco para a celebração espiritual em homenagem ao filho mais ilustre do Vale do Juruá. A viúva, dona Beatriz Cameli recebia a todos com sorrisos e agradecimentos para aqueles que foram homenagear o seu marido.


Demostrando firmeza e conformação Dona Beatriz ressaltou as virtudes de Orleir Cameli e os trabalhos que está realizando para manter viva a memória do ex-governador. “Acho difícil que as pessoas esqueçam dos exemplos deixados pelo Orleir e, por isso, estão manifestando a saudades do meu esposo. O meu objetivo é manter essa memória viva. Sempre gostei de fazer o resgaste das pessoas históricas e o Orleir para mim é a maior personalidade do Acre em todos os sentidos. Por isso, estou trabalhando na biografia dele que dentro de um ano e meio ficará pronta e também vamos fazer um memorial permanente com fotos da sua vida. Vamos produzir ainda um CD de desenho animado e um livro de história infantil mostrando às crianças um pouco da vida de Orleir Cameli,” disse Dona Beatriz.

Publicidade

A primeira dama do Estado, Marlúcia Cândida também participou da missa. Ela representou o governador Tião Viana (PT) que está em São Paulo gravando o Programa Roda Viva da TV Cultura. “Estou aqui pela amizade que tenho pela Dona Beatriz, representando o governador e trazendo uma mensagem de gratidão pelo que o Orleir fez pelo Estado e por está região do Juruá. Um governador que merece todo o respeito da população pela a ajuda e a caridade que o transformaram num exemplo de vida a seguir e de ajuda ao próximo. Um verdadeiro desbravador e pioneiro,” ressaltou.


Também estiveram presentes a homenagem o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) acompanhado da esposa, deputada Antônia Sales (PMDB) e do filho Fagner. O ex-deputado João Tota e a esposa, ex-deputada Maria das Vitórias, Vanuza Messias, esposa do vice-governador César Messias, o deputado federal Márcio Bittar, entre centenas de outras pessoas humildes da região que foram demonstrar o carinho e a gratidão ao ex-governador.


Missa_in


A missa celebrada pelo padre Denilson teve o ápice de emoção quando após o sermão foi aberto um espaço para a manifestação dos familiares de Orleir Cameli. Linker Cameli disse: “Este dia traz boas lembranças das virtudes do meu pai, mais também a tristeza pela sua perda. Mas quero dizer que as suas virtudes me inspiram a superar as tristezas. Por isso, acordei decidido a não me entristecer porque essa era a época do ano que o Orleir mais gostava, por ser o início do verão, anunciando o reinício das suas atividades com obras.”


O deputado federal Gladson Cameli (PP), sobrinho de Orleir, também se manifestou aos presentes à Catedral. “Esse é um momento muito difícil para o meu pai Eládio Cameli, que preferiu fazer a missa em Manaus para não aumentar ainda mais a sua tristeza. O meu tio Orleir foi um exemplo e falou com os homens a linguagem do amor e da solidariedade. Para ele tudo estava bom se estivesse bem para todos,” declarou.


Outros parentes próximos também não compareceram a missa por motivos emocionais. Pela manhã desta quinta, dia 8, no pátio da Construtora Colorada, da família Cameli foi inaugurada a Capela Frei Galvão, santo de devoção de Orleir e, celebrada uma missa para parentes e funcionários da empresa.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido