Menu

Na Acisa, empresários e governo tratam sobre importação definitiva de produtos do Peru

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)


Um grupo de empresários se reuniu na noite desta terça-feira na sede da Associação Comercial do Acre para tratar sobre a elaboração de um documento que será enviado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil pedindo a liberação definitiva, com menos burocracia, da permissão para importar produtos do Peru.

Publicidade

Para os empresários, a permissão dada pelo governo brasileiro para importar produtos do Peru, no período de calamidade vivido no Acre em função da cheia do rio Madeira, além de uma boa experiência é uma prova de que é possível pensar a consolidação do intercambio comercial entre os dois países.


Um decreto do governo federal autorizou o Acre a importar num período possível de 100 dias de calamidade produtos como trigo, cimento e hortifrutigranjeiros do Peru, sem entraves burocráticos dos órgãos de fiscalização.


unnamed


Para o presidente da Associação Comercial, Jurilande Aragão, não há nada que impeça de essa importação ser definitiva. O Acre tem ligação com o país vizinho através da Transoceânica e os produtos peruanos são de qualidade e tem preços acessíveis ao mercado brasileiro.


“O consumidor aprovou o tomate, a cebola, o cimento, a uva do Peru. E é um dos países que mais cresce no mundo desde 2010. Um crescimento anual de 7%”, argumenta o presidente da Acisa.


Mas para que esse intercâmbio de fato ocorra é necessária a ampliação da estrutura alfandegaria na região de fronteira com todos os órgãos de fiscalização como a Anvisa, a Receita Federal e o Ministério da Agricultura. “Tem ser criada essa condição mínima”, disse Jurilande.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido