Categories: Cotidiano Notícias

Educação financeira chegará a quase 3 mil escolas públicas até 2015

Published by
Da redação ac24horas

Você tem controle sobre o dinheiro que recebe? Sabe que dia entra e qual o valor? Você planeja o que fazer com sua receita? Como faz esse planejamento? Segundo a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), essas e outras questões devem ser respondidas desde cedo e fazer parte do currículo escolar. Por meio do projeto Educação Financeira nas Escolas, até o fim de 2015, 2.962 escolas públicas de ensino médio terão acesso à formação.


O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e o Grupo de Apoio Pedagógico do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). Em uma experiência piloto em 2010 e 2011, foi testado em 891 escolas públicas do Tocantins, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, do Ceará e Distrito Federal e contou com a participação de aproximadamente 27 mil estudantes e 1,8 mil professores, segundo dados da AEF-Brasil.


“Os jovens servem de multiplicadores da educação financeira em suas famílias. De modo que nas famílias em que os filhos receberam esse material, o grau de informação mudou”, explica o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários, entidade que atualmente preside o Conef, José Alexandre Vasco. Ele diz que o material usado em sala de aula ficará disponível online para que seja usado também nas escolas que não serão inicialmente contempladas.


O projeto piloto ganhou um relatório do Banco Mundial: O Impacto da Educação Financeira no Ensino Médio – A Experiência do Brasil. A instituição constatou o aumento de 1% do nível de poupança dos jovens que passaram pelo programa. Segundo os cálculos da entidade, isso pode contribuir para o crescimento também de 1% do Produto Interno Bruto brasileiro, uma vez que a poupança vira investimento. Os alunos passaram a fazer uma lista com os gastos todos os meses e a negociar o pagamento ao fazer uma compra.


A experiência nas escolas será um dos assuntos tratados na primeira Semana Nacional da Educação Financeira, com atividades previstas em várias cidades do país. Além de palestras e seminários, a população poderá receber orientações gratuitas e participar de mutirão de renegociação de dívidas. O evento começou ontem (5), e a programação está disponível na internet.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Vídeo mostra colisão entre motocicletas em Rio Branco

Uma câmera de segurança registrou um acidente envolvendo duas motos no bairro Bosque, em Rio…

29/05/2024

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida em Rio Branco

Uma colisão entre duas motocicletas deixou Natália Rodrigues Rola, de 27 anos, ferida na manhã…

29/05/2024

Ação no TJ pede suspensão da lei que cria secretaria para encaixar Fábio Rueda

O diretório regional do Partido Comunista do Brasil no Acre (PCdoB-AC) ingressou com uma ação…

29/05/2024

Cerca de R$ 33 mil em objetos roubados são recuperados na Capital

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da delegacia da 4ª Regional de Rio…

29/05/2024

Após não comparecer à Aleac, diretor do Instituto Penitenciário é demitido do cargo

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Alexandre Nascimento, acusado de praticar…

29/05/2024

Vereadores aprovam superávit de R$ 59 milhões para o “Asfalta Rio Branco”

Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 29, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade…

29/05/2024