Menu

Ministro da Justiça reúne gestores de São Paulo para tratar de imigrantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, vai conversar com secretários da prefeitura de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 5. Em pauta, os imigrantes deverão gerar uma conversa bastante polêmica e diversas exigências deverão ser realizadas pelo governo paulistano.


Após conversar com os representantes da Capital paulista, Cardoso segue para o Estado do Acre, onde será discutido o programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). Ainda que esteja sendo negada, uma reunião entre o governador do Acre, Sebastião Viana (PT) e o ministro, deverá, sim, ocorrer, pelo menos essa é a expectativa.

Publicidade

Informações dão conta que alguns imigrantes estariam chegando em São Paulo sem a documentação necessária, por isso haverá o encontro com o ministro. O objetivo é facilitar a emissão de CPF, Carteira de Trabalho e Passaporte, já ao chegar no Acre, evitando a mobilidade ilegal em território nacional.


Sem acordo, e repleta de críticas, as atitudes dos dois Estados têm causado forte polêmica em ambos os departamento. Sem saber como proceder, os líderes se encontrarão no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), no intuito de prover política conjunta para digno tratamento aos haitianos e senegaleses que cortam as fronteiras.


O fato é que enquanto os imigrantes estavam no Acre, as autoridades federais pareciam pouco se importar com a situação. Em tempo, se fez necessário tomar a atitude de encaminhar todos os estrangeiros para longe do Acre, onde receberiam, talvez, um atendimento mais humano, legal e salubre.


Após os episódios que tratam de um processo judicial assinado pelos advogados de Sebastião Viana (PT), contra a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do governo de São Paulo, Eloisa de Souza Arruda, exigindo indenização por danos no valor de R$ 40 mil, a situação ficou ainda mais complicada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido