A presidenta Dilma Rousseff informou ontem (3) que será publicado segunda-feira (5) decreto com as regras necessárias à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ela fez o anúncio na abertura da 80ª Expozebu, em Uberaba (MG).
“O CAR permitirá dar início aos processos de recuperação ambiental rural previstos no novo Código Florestal”, disse a presidenta. Introduzido pelo novo Código Florestal, aprovado em 2012 pelo Congresso, o cadastro estabeleceu a obrigatoriedade de que todos os 5,6 milhões de propriedades e posses rurais do país façam parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).
Assim que o governo federal publicar o decreto, os proprietários rurais terão um ano para cadastrar suas terras. O proprietário deve especificar as áreas destinadas à produção e aquelas de conservação ambiental. “Todos os proprietários, a partir daí, terão um ano para aderir ao programa e regularizar a situação das áreas de uso restrito e reserva legal”, disse Dilma.
Segundo a presidenta, o CAR será um instrumento para melhorar a gestão das propriedades e garantir a segurança jurídica pedida pelos produtores. A presidenta participa ainda hoje, em Uberaba, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental e de batismo da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 5 da Petrobras. Ela retorna a Brasília até o fim da tarde.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), e sua noiva, Kellen Nunes, que oficializam…
O tempo será quente e abafado, com sol, nuvens e chuvas pontuais, predominando no Acre,…
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizará, no dia 7 de janeiro, a posse…
Em 2023, houve aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, demonstrando…
O Rio Acre continua subindo de nível com bastante força na capital acreana. Em medição…