Menu

Mais de 76% dos brasileiros se automedicam, diz pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma pesquisa feita pelo instituto de pós-graduação para farmacêuticos, o ICTQ, em 12 capitais brasileiras revelou que 76,4% dos entrevistados afirmaram que se automedicam.

Ainda de acordo com a pesquisa, 32% dos brasileiros que se automedicam costumam aumentar a dose do medicamento por conta própria.

Anúncio

A pesquisa contou com a participação de um total de 1.480 pessoas com 16 anos ou mais que utilizam remédios.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o diretor da pesquisa do ICTQ, Marcus Vinícius Andrade, disse que “foi um choque saber dessa quantidade de pessoas que aumenta a dose por conta própria para potenciar o efeito” do medicamento.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Pedro Menegasso, ressaltou que as pessoas não fazem ideia do risco que correm ao se automedicar ou duplicar a dose de um remédio.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, os medicamentos são os principais agentes causadores de intoxicação no Brasil, respondendo por quase 30% dos registros.

A pesquisa do ICTQ revelou ainda que 61,4% dos entrevistados que se automedicam afirmam estar conscientes dos riscos.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.