Menu

Pesquisa Sensus aponta decisão no segundo turno entre PT e PSDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cinco meses das Eleições 2014, a presidente Dilma Rousseff (PT) mantém a liderança na corrida eleitoral rumo ao Palácio do Planalto. Se as eleições presidenciais fossem hoje, Dilma teria 35% dos votos, segundo pesquisa de intenção com os três principais candidatos publicada pela revista IstoÉ, feita em parceria com o Instituto Sensus, neste sábado (3). Apesar da liderança de Dilma, o levantamento indica um possível segundo turno.


O pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), teria 23,7% dos votos. Já o candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, teria 11% dos votos. Como a somatória das intenções de voto dos dois candidatos é quase a mesma que o percentual de Dilma (35% contra 34,7% dos adversários), a eleição de 2014 deve ser decidida no segundo turno.

Publicidade

A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 25 de abril, quando 2.000 eleitores foram ouvidos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%.


Em outro cenário, que inclui outros candidatos além de Dilma, Aécio e Campos, a presidente mantém a ponta, de acordo com a pesquisa. Dilma tem 34% das intenções de voto, contra 19,9% de Aécio Neves e 8,3% de Campos. O quarto colocado na pesquisa é Pastor Everaldo (PSC), que tem 2,3%.


Ainda nesse recorte, Randolfe Rodrigues (PSOL) tem 1% dos votos. Eymael (PDC) conquistou 0,4% das intenções, enquanto Mauro Iasi (PCB) ficou com 0,3% e Levy Fidelix (PRTB), com 0,1%. Os votos nulos e brancos, as pessoas que não responderam ou as não votariam em nenhum candidato totalizaram 33,9%.


O levantamento também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Dilma teve a maior rejeição, com 42%, seguida por Eduardo Campos, com 35,1% e Aécio Neves 31,1%. Marina Silva, que será vice na chapa de Eduardo Campos, tem 35,6% de rejeição.


Segundo turno


O cenário do segundo turno também foi questionado pela pesquisa e os números são bem equilibrados. Mas Dilma Rousseff venceria a disputa em eventual disputa com Aécio. A presidente se reelegeria com 38,6% dos votos, contra 31,9% de Aécio Neves. Os indecisos, branco, nulos e que não responderam chegaram a 29,6%.


Em outro cenário, em que Dilma disputa o segundo turno com Eduardo Campos (PSB), a presidente teria 39,1% das intenções de voto contra 24,8% de Campos. Os indecisos, branco, nulos e pessoas que não responderam são 36,2% nesse recorte.


Avaliação de governo


O levantamento da IstoÉ/Sensus também quis saber sobre a aprovação do governo atual. Dentro da pesquisa, 29,6% veem como positiva a administração federal. Outros 34,2% afirmaram que o desempenho é regular e 31,9%, como negativo. Outros 4,5% não souberam responder ou não responderam.


O desempenho pessoal de Dilma à frente do País também foi questionado. De acordo com a pesquisa, 49,1% desaprovam a forma de governar da presidente, contra 40,2% que aprovam e 10,8% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido