Categories: Cotidiano Notícias

CUT diz que construção de abrigos para haitianos em estados de fronteira é insuficiente

Por
Da redação ac24horas

O imbróglio entre os governos do Acre e de São Paulo envolvendo os haitianos que repercute em nível nacional continua rendendo. Em nota, a Central Única dos Trabalhadores disse que é solidária aos trabalhadores haitianos que viveram “uma série de tragédias ambientais, sociais e políticas que colocaram o povo haitiano em uma situação vulnerável”


A nota, assinada por Vagner Freitas, presidente e João Felício, secretário de Relações Internacionais da entidade, diz ainda que “a política de construção de abrigos para refugiados e imigrantes apenas em estados de fronteira é insuficiente”.


 Leia abaixo:


Nota oficial da CUT em solidariedade aos trabalhadores haitianos


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é totalmente solidária aos/às trabalhadores/as haitianos/as que escolheram o Brasil para reconstruir suas vidas após uma série de tragédias ambientais, sociais e políticas que colocaram o povo haitiano em uma situação vulnerável.


Rechaçamos qualquer postura ou comportamento xenófobo contra os/as imigrantes haitianos/as em razão de sua condição étnica, social, econômica, política ou religiosa. Toda pessoa nasce portadora de direitos, portanto não existem pessoas ilegais apenas por não terem documentos.


A atual situação reflete a desarticulação das várias esferas de governo no desenvolvimento de uma política que garanta os direitos e a proteção social aos/às trabalhadores/as migrantes e refugiados.


Há mais de cinco anos marchamos anualmente, junto com entidades e movimentos sociais de luta pelos direitos dos migrantes reivindicando uma política pública migratória que garanta a livre circulação e que não criminalize o imigrante. Nesse sentido, é fundamental alterar a atual Lei dos Estrangeiros, que é baseada na doutrina de segurança da ditadura militar brasileira, que classificava os estrangeiros como ameaça.


Para a CUT, a política de construção de abrigos para refugiados e imigrantes apenas em estados de fronteira é insuficiente. A CUT exige que os imigrantes recebam uma atenção digna, capaz de promover sua integração na sociedade brasileira. É urgente a organização de estruturas físicas e sociais adequadas à atual demanda, principalmente nas capitais e centros econômicos do Brasil onde estão a maioria das oportunidades de trabalho.


A CUT defende o trabalho decente e denuncia as práticas de trabalho precário ainda existentes em algumas cadeias produtivas que utilizam mão de obra de imigrantes indocumentados para baixar custos.


Para combater essas práticas ilegais, iniciamos a distribuição de uma cartilha que contém informações sobre a legislação brasileira, direitos dos imigrantes, locais para a expedição de documentos e incentivo a sua organização. A cartilha foi impressa em cinco idiomas.


A situação é grave e exige uma mobilização nacional das várias esferas de governo na implantação imediata de medidas e políticas que garantam a dignidade e o respeito aos/às haitianos/as recém chegados/as ao país.


Toda solidariedade aos/às imigrantes hatianos/as.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Avenida Getúlio Vargas é interditada para comício de Bocalom

A Avenida Getúlio Vargas, no centro de Rio Branco, foi interditada na tarde desta sexta-feira…

27/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Zequinha Lima pretende fazer mais dois complexos esportivos em Cruzeiro do Sul

Em seu programa eleitoral, o candidato à reeleição na prefeitura de Cruzeiro do Sul, Zequinha…

27/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Médico acusado de matar acreano na Bahia é condenado a mais de 17 anos de prisão

O médico Geraldo Freitas Júnior, acusado de matar o acreano Andrade Lopes Santana, foi condenado…

27/09/2024
  • Extra Total

Jornalista desmente o próprio pai e emedebistas que apoiam Bocalom: “nem sabem o que é comunismo”

O jornalista e vice-presidente do MDB em Rio Branco, Wiliandro Derze usou as redes sociais…

27/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Corpo de mulher é encontrado sem órgãos internos em RO

O corpo de uma mulher foi encontrado no rio Machado, nesta semana, em Ji-Paraná (RO).…

27/09/2024
  • Famosos

Deolane Bezerra quebra silêncio sobre a vida na cadeia: ‘Dormia só quatro horas’

Solta da Colônia Penal de Buíque (PE) na tarde da última terça-feira (24), Deolane Bezerra…

27/09/2024