Menu

Aníbal repudia acusação de que o Acre esteja enviando haitianos para São Paulo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) repudiou, no plenário do Senado nesta segunda-feira (28) ameaça da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo de levar o Acre à Organização dos Estados Americanos sob a acusação de, nos últimos 15 dias, enviar haitianos para a capital paulista.Aníbal Diniz afirmou que a acusação “não tem cabimento”.


Ele disse que desde 2010 o Acre recebe imigrantes do Haiti e, apesar de ser um dos estados mais pobres do país, vem oferecendo a todos abrigo, alimentação e apoio para formalizar os documentos necessários para seguirem seu destino.

Publicidade

“Os imigrantes haitianos que foram e são alojados no Acre com respeito e dignidade, embora o Acre seja um dos estados mais pobres do Brasil, que não dispõe de recursos para manter o enorme contingente de pessoas que continuam chegando todos os dias. Por isso mesmo provoca surpresa e indignação a afirmação da Secretária de Direitos Humanos do Estado de São Paulo”, rechaçou.


Segundo Aníbal Diniz, a maioria dos imigrantes quer ir para metrópoles onde possam trabalhar, como São Paulo. Ele informou que 20 mil haitianos já entraram no Brasil pelo Acre, lembrando que os imigrantes vem de um país que sofreu um forte terremoto que matou mais de 200 mil pessoas e deixou mais de 1,5 milhão de desabrigados.


“Diariamente, chegam pela tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia dezenas e até centenas de imigrantes. Com diálogo e entendimento a questão deverá ser entendida como um desafio nacional e não restrita a este ou aquele estado”, disse o senador.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido