“Cortina de Fumaça” é o título da obra aprentada em mais uma etapa do projeto ‘Cinema das ideias’ realizado numa parceria entre Serviço Social do Comercio (Sesc) e Universidade Federal do Acre (Ufac) que ocorre neste sábado, 26 de abril, no Cine Teatro Recreio às 19 horas, a entrada é gratuita. Haverá um bate-papo com o Profa. Dra. Marisol De Paula Reis, do Centro de Filosofia e Ciências humanas – Ufac. Entrada franca.
A iniciativa visa aproximar os públicos universitário e comerciário da grande produção documental feita no Brasil e nas outras partes do mundo, criando gosto pelo documentário e pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico ou histórico. Busca ainda compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates proporcionando ao espectador uma conscientização maior do mundo ao seu redor.
O Documentário
O documentário “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven, procura através de entrevistas com diversas pessoas mostrar as inúmeras falhas do sistema repressor vigente relacionadas à temática das drogas. Mac Niven ouve acadêmicos, delegados e, até mesmo, produtores de maconha, para comprovar sua tese de que a criminalização das drogas não é capaz de diminuir o problema, mas sim, agravá-lo.
Uma das principais teses defendidas no documentário é a que nunca existiu, e jamais existirá, uma sociedade plenamente livre das drogas. Questiona-se, então, como algumas dessas substâncias, recorrentes em toda a história humana, tornaram-se criminalizadas e como foi feita a classificação entre o que seria permitido e o que seria proibido.