Menu

De quem é a culpa do problema dos haitianos no Acre?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

HAITI_03

O assunto da semana tem que ser discutido com equilíbrio e sensatez. Em primeiro lugar a principal culpa dessa onda de migrantes do Haiti é do terremoto que destruiu o país, em 2010. A natureza é impiedosa nos seus desígnios. O povo de lá saiu que nem “barata tonta” procurando uma alternativa de vida. Aliás, mesmo antes do terremoto os haitianos já viviam um drama com sucessivos regimes governamentais extremamente cruéis. O terremoto que matou centenas de milhares acabou sendo uma oportunidade para os que sobreviveram escaparem do Haiti. O Êxodo dos haitianos encontrou no Brasil a Terra Prometida. A presidente Dilma (PT) abriu as nossas fronteiras e documentou os peregrinos. Só que como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade no meio do caminho tinha uma pedra e, a pedra, era o Acre, o porto de chegada para a nova vida. O Estado que vive seus próprios dramas com enchentes e isolamentos se viu com um abacaxi na mão difícil de descascar. O governador Tião Viana (PT) resolveu ajudar e não foi bem compreendido pelos paulistas que já têm a sua própria produção de abacaxis.

Anúncio

Vícios internos

O problema maior é que no Acre tudo vira política. O governador posou de humanista e a oposição de carrasca. Mas só quem pode solucionar o problema é a presidente Dilma (PT). O resto é debate político estéril.

Nem tanto ao Céu…

O fato é que já passaram mais de 20 mil imigrantes pelo Acre. Será que já não demos a nossa contribuição humanista? Ou será que a canção de Caetano Veloso, “o Haiti é aqui”, irá se tornar uma realidade?

…Nem tanto à Terra

Está na hora do Ministério das Relações Exteriores tomar medidas firmes. Senão o Haiti inteiro irá se mudar pouco a pouco para o Brasil. A contribuição humana já foi dada e, agora, os haitianos devem procurar outras Terras Prometidas.

A bem da verdade

Quem primeiro se manifestou contra os haitianos em São Paulo, foi o secretário do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Depois o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também protestou. Ao contrário do Acre, o prefeito e o governador em São Paulo, apesar de partidos distintos, trabalham institucionalmente e decidiram empurrar o problema para outras paragens.

Questão de bom senso

Nem o governador do Acre deve ser responsabilizado e nem o de São Paulo. Que o Governo Federal assuma as suas atribuições e resolva definitivamente o problema. O resto é política eleitoral para “acreano” ver…

Batalhas interna no PT

Tentaram isolar o deputado federal Sibá Machado (PT). Mas ele está reagindo, o que é natural. A disputa por cargos federais no Acre envolve novamente as correntes internas do PT; DR, DS e Articulação. Sibá, se articulou e deve indicar a próxima reitora do IFAC. E já está de olho na superintendência do INCRA.

A farinha é pouca…

É óbvio que Sibá não vai jogar a sua reeleição no lixo como algumas lideranças do PT querem. Com prestígio numa das alas nacionais do partido, Sibá está jogando com a sorte. Se conseguir os dois cargos fortalece novamente a sua candidatura, já que também tem politicamente nas mãos a reitoria da UFAC.

…Meu pirão primeiro

Se indicar o superintendnte do INCRA coloca em xeque o ex-titular e pré- candidato a federal Idésio Franck (PT). Poderá recuperar o espaço que perdeu na zona rural durante dois anos e meios. Mas parece que outro pré-candidato, Mâncio Cordeiro (PT), também está de olho na indicação.

Super-herói “queimado”

Em tudo que está fazendo para se viabilizar politicamente Sibá Machado tem razão. Mas indicar o ex-prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT) para o cargo de superintendente do INCRA pode ser um erro. Ele tem vários processos e, saiu com a popularidade em baixa da prefeitura.

Quem pode mais chora menos

Que existe uma ala do PT nacional que não tem muita simpatia pelo governador Tião Viana (PT) é fato. É nesse vácuo que Sibá Machado está trabalhando para se firmar como um candidato competitivo em 2014.

Contribuindo

A assessoria do deputado federal Márcio Bittar (PSDB) me ligou para informar que o parlamentar alocou R$ 600 mil em emendas para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) executar. Não gostaram de uma entrevista nesta coluna em que Marcus disse que Bittar é o deputado que menos ajuda a Capital.

Democracia de auxílio

Marcus Alexandre (PT) não disse que Bittar (PSDB) não ajuda. Mas que é quem menos ajuda. Aliás, o prefeito da Capital sabe reconhecer os parlamentares que o ajudam. Nessa hora não tem situação ou oposição.

Cuidando do próprio quintal

O governador Tião Viana (PT) vai ter problemas com os seus candidatos a deputado federal. São nomes fortes que farão campanhas quase majoritárias. Evidentemente que nenhum vai entrar para brincar. Os espaços são poucos e cada um vai querer prevalecer para chegar ao Congresso Nacional. Se o candidato à reeleição do PT não se cuidar, a disputa pelas cadeiras na Câmara Federal pode provocar danos à candidatura majoritária da FPA. É só esperar para ver…

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.