Categorias: NotíciasTab Cidade

Crescem os números de casos de dengue em Cruzeiro do Sul

Por
Da redação ac24horas

unnamed (4)unnamed (4)O número de casos de dengue na cidade de Cruzeiro do Sul (AC) vem crescendo a cada dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde mais de cem casos já foram confirmados na cidade e cerca de 300 pessoas estão com suspeita da doença.


Últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, do novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) – Mapa da Dengue – mostrou que Cruzeiro do Sul estava em estado de alerta para a doença.


Cruzeiro do Sul e mais cinco cidades acreanas apresentaram larvas do mosquito entre 1% e 3,9%, que representa situação de alerta. Equipes de campo estão fazendo novo  o LIRAa entre os dias 29 de abril a 1 de maio. O nível de infestação norteará as ações de campo para o monitoramento de residências e eliminação de recipientes que contribuem para a proliferação do Aedes Aegypti.


Apesar do acréscimo no número de casos e suspeitas, as autoridades de saúde consideram que a situação está controlada.


Dados do Ministério da Saúde, por meio do LIRa, apontou que quatro cidades acreanas (Acrelândia, Brasiléia, Capixaba e Sena Madureira) ainda correm risco de epidemia. O levantamento é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.


Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 4% dos imóveis pesquisados, que foi o caso das quatro cidades acreanas.


O índice é considerado satisfatório nos locais abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti que ficou com a cidade de Tarauacá, Feijó e Bujari. As demais cidades acreanas não fizeram parte do levantamento.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas