Categories: Acre Notícias

Copa do Mundo em Manaus é a 2ª pior em nível de transparência

Published by
Da redação ac24horas

O Estado do Amazonas é o segundo pior colocado no ranking que avalia a transparência em relação às obras da Copa do Mundo de 2014. Manaus, apesar de ter melhorado os índices no último ano, ainda figura entre as quatro cidades com o pior resultado. O levantamento é do Instituto Ethos e foi divulgado ontem (24) durante o “Seminário Transparência na Copa 2014 em Manaus: Como está esse jogo?” no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), no Centro de Manaus.


Em uma escala que varia de zero a 100, o Amazonas obteve 16,2 pontos, nível considerado muito baixo. Ficou em penúltima colocação, atrás apenas do Rio Grande do Norte, entre 11 Estados avaliados. A cidade de Manaus apresentou melhora no desempenho em relação à ultima avaliação. Fechou em 25,18 contra 13,23 do levantamento anterior, mesmo assim a cidade ainda figura na 9ª posição entre as 12 cidades-sede avaliadas.


O levantamento de “Indicadores da Transparência” faz parte das ações do projeto “Jogos limpos dentro e fora dos estádios” uma iniciativa do instituto, em parceria com outras entidades da sociedade civil e empresas.


“O projeto parte do princípio que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos trazem uma oportunidade de levar para a sociedade alguns temas que são pouco palpáveis em outros momentos. Dessa forma, pretendemos levar transparência, integridade e combate à corrupção, aproveitando os investimentos dos jogos para promover o controle social, engajando setor público, empresas, sociedade civil, trabalhadores e academia”, explicou Lisandra Arantes, coordenadora de políticas públicas e empresariais do Instituto Ethos.


Para medir a transparência, o índice leva em consideração o nível de dificuldade do acesso a informações nos sites de transparência de órgãos da administração estadual e municipal, ou a inexistência mecanismos de informação e participação. “São algumas coisas que nós procuramos nos portais de transparência para avaliar se o gestor está ou não cumprindo a Lei de Acesso à Informação”, ressaltou a coordenadora do Instituto Ethos.


Participação


A qualidade do funcionamento dos mecanismos existentes, os conteúdos de informativos dos portais e o poder de decisão participativa da sociedade são avaliados pelo índice. O levantamento, segundo a coordenadora, faz apenas “um recorte da transparência em relação à Copa do Mundo”, mas a metodologia desses indicadores poderá ser adotada para avaliar a transparência nas outras áreas do Estado.


“A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci)  e  o Instituto Ethos estão fazendo a  adaptação desses indicadores. Ao invés de eu procurar um contrato específico de estádio, ou de uma obra de mobilidade urbana, eu vou procurar genericamente os contratos que a administração pública está firmando”,  revelou Lisandra Arantes.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Dólar sobe para R$ 5,15 após sinalizações de BC norte-americano

Em um dia de nervosismo no mercado internacional, o dólar teve forte alta e atingiu…

22/05/2024

Treinamento de funcionários em incêndio evitou desastre no Colégio Adventista

Uma resposta rápida e técnica de funcionários na contenção de danos durante incêndio nas dependências…

22/05/2024

Mâncio Lima mantém cavalgada no aniversário do município

Mesmo com a recomendação contrária e exigências do Ministério Público do Acre, a prefeitura de…

22/05/2024

9ª edição da Ecoflores acontece de 05 a 09 de junho, no Horto Florestal

A nona edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular será realizada de 05…

22/05/2024

Rodrigues Alves abre fase municipal dos Jogos Escolares 2024

A fase municipal dos jogos escolares 2024 de Rodrigues Alves foi aberta nessa terça-feira, 21,…

22/05/2024

Energisa Acre abre vagas de emprego em Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul

A Energisa Acre está com vagas de emprego abertas nas áreas técnicas e administrativas nos…

22/05/2024