Menu

Criticado por enviar haitianos para SP, Sebastião Viana chama autoridades paulistas de “preconceituosas”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana reagiu por meio de sua página no Facebook, na tarde desta quinta-feira, às críticas de membros da prefeitura e do governo de São Paulo por causa do envio sem acordo de haitianos para a capital paulista.  Para Sebastião, as críticas partem de uma elite paulista preconceituosa.

“Como é que a elite paulista, quer obrigar o Povo do Acre a prender imigrantes haitianos em nosso território, preconceito racial? Higienização? O Povo do Acre já acolheu mais de 20 000 desses irmãos haitianos, em busca de ajuda humanitária, são mais de 3 anos de solidariedade… Após mais de 3 anos da nossa ajuda humanitária, com apoio de alguns ministérios, quando 200 tiveram dificuldades ao passar em SP, o preconceito aparece”, diz.

Anúncio

Na postagem, Sebastião Viana sugere aos críticos paulistas a leitura de Martin Luther King, ativista norte-americano que lutou pela causa dos negros nos EUA.

“As elites preconceituosas querem o quê? Que prendamos essas pessoas? Que não as deixemos encontrar pais, mães e esposas que já estão no Brasil? O “andar de cima” das elites, parece, mesmo, querer, em pleno séc. XXI, assegurar seu território livre de imigrantes do Haiti? Vamos recomendar-lhes a releitura de Martin Luther King…”I have a dream”

O foco da crítica dos paulistas é o fato de o governo acreano enviar para o sudeste de forma “irresponsável” centenas  de haitianos.  A informação consta na reportagem da Folha de São Paulo, publicada nesta quinta-feira, 24, e na edições online das revistas Veja e Carta Capital.

A secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, chamou de “irresponsável” a conduta do governo do Acre ao facilitar a ida de 400 haitianos para São Paulo nos últimos 15 dias. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) reclama que não houve comunicação entre as autoridades acreanas.

Em entrevista à Carta Capital, Paulo Illes, coordenador de políticas para migrantes da prefeitura de São Paulo, administrada pelo PT, o mesmo partido do governador do Acre, disse que nem a prefeitura e nem o Ministério da Justiça foram avisados sobre o envio de haitianos.

“Nós não fomos avisados. O prefeito Fernando Haddad ligou para o governador do Acre para deixar claro essa preocupação. O Ministério da Justiça também não foi avisado. A gente precisa identificar esse processo. Precisamos envolver o governo federal e o estadual”, disse o membro da prefeitura de São Paulo à Carta Capital.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.