Categories: Notícias Política

Rocha diz que foi barrado no presídio e denuncia “caos no complexo penitenciário”

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O deputado Major Rocha (PSDB) denunciou na manhã desta terça-feira (22), que os deputados que integram a Comissão de Segurança da Aleac, teriam sido barrados ao tentar fazer uma inspeção no complexo penitenciário de Rio Branco.


Segundo o tucano, um dos diretores do presídio teria proibido que os deputados entrassem com câmeras filmadoras e fotográficas, numa visita aprovada através de requerimento da deputada Toinha Vieira (PSDB), aprovado na Casa.


“A direção do presídio tentou impedir a entrada dos deputados. É bom lembrar que nós fomos numa missão oficial do Poder Legislativo. O objetivo era fazer uma raio x do sistema prisional do Estado”, destaca Major Rocha.


Rocha alega que o diretor teria impedido que os deputados documentassem a situação do presídio com base “numa portaria que não existia. Como não encontrou ligou para o juiz que disse que seria um problema administrativo”.


De acordo com Rocha, “dias antes da nossa visita, a primeira-dama do Estado filmou e fotografou dentro do presídio num evento político. O parlamento foi desrespeitado por um diretor alienígena que barrou os deputados”.


Para Rocha, a entrada dos deputados foi impedida para que eles não “denunciassem o caos no complexo penitenciário do Acre. Estou representando o diretor por abuso de autoridade, ele é um cidadão que não tem compromisso”.


O líder tucano finaliza apontando as falhas detectadas por ele. “As celas estão sem luz e faltando colchões. Eu pergunto: onde estão os milhares de colchões adquiridos pelo Instituto Penitenciário do Acre?”, questiona.


O deputado alerta ainda que “mais de 300 presos estariam sendo cuidados por apenas um agente, os equipamentos dos agepens estão quebrados, pavilhões com forro é de madeira e sem condição mínimas de segurança. Vou convidar o MP para conhecer o caos que se instalou naquele local”.


O líder do PT na Aleac, deputado Geraldo Pereira, minimizou as denúncias de Rocha. Para ele, o quadro não era o pintado pelo tucano. “Se bem que o sistema prisional brasileiro precisa mudar para que preso trabalhe para se manter, mas quero deixar claro, que ainda que se visite um convento, vai encontrar roupas no varal e problemas para serem corrigidos”.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Com filho milionário, pai de Gusttavo Lima leva vida humilde no interior de Goiás

Em um mundo onde a fama e a fortuna são frequentemente vistas como símbolos de…

06/05/2024

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024