Menu

Encenação da morte de Cristo atrai multidão ao Palácio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A encenação da crucificação e morte de Cristo, nas escadarias do Palácio Rio Branco, marcou o encerramento da programação da Sexta-Feira Santa, promovida pela igreja Católica.  O memorável acontecimento é narrado nos quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia  Sagrada: Mateus, Marcos, Lucas e João.

InternaFotos de Luciano Tavares

Anúncio

A encenação se baseia nas narrativas do livro de João, o apóstolo.  Conta o discípulo do amor que Jesus é levado preso a Pilatos e depois a Herodes pelos líderes do templo de Jerusalém, os chamados anciãos e doutores da lei, sob acusação de se auto-proclamar o Filho de Deus. Pilatos, o governador, é orientado por sua esposa a não condenar Cristo, o que ele faz e ainda lava as mãos como sinal de que não teria culpa caso Jesus fosse condenado.

unnamedO jogo político do governador da Judeia, entretanto, não funciona, os fariseus incitam o povo a pedir a morte de Cristo e a soltura de Barrabás, um homem que havia sido preso acusado pelo crime de rebelião.

Cristo, então, é condenado  a morte de cruz, uma das condenações mais duras da época.  Na encenação, acompanhada por uma multidão de cerca de cinco mil pessoas em frente ao Palácio Rio Branco, abre-se um corredor por onde o ator  principal que interpreta o Cristo caminha carregando uma cruz e sendo açoitado por soldados romanos. Atenta, a multidão acompanha cada ato até o momento da crucificação.

Ao lado de Cristo são colocados dois ladrões. Enquanto Jesus agoniza na cruz os soldados zombam dele e repartem suas vestes, como diz as Escrituras.

A encenação da Paixão de Cristo é o ponto alto da Sexta-Feira Santa. Para o padre Massimo Lombardi, reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, “é um momento memorável e um dos grandes acontecimentos da história”.

Segundo a Bíblia, Jesus morreu numa sexta-feira às 15h e ressuscitou na manhã do domingo seguinte à sua morte.

final

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.