Categories: Cotidiano Notícias

Internautas querem saber o nome de hacker que tentou invadir e-mail de promotora

Published by
Roberto Vaz

A promotora de Justiça titular da promotoria de defesa do consumidor do Ministério Público do Estado do Acre, Alessandra Marques, informou no final da tarde de ontem (15) a extração de informações de sua conta no facebook e a tentativa de invasão de sua conta de e-mail pessoal. O suposto hacker não teve sucesso “graças ao Gmail”, disse a promotora.


A postagem abriu um debate acerca da ação de hackers ou “os sabotadores virtuais que assombram o mundo da internet”. Os comentários fazem um apelo coletivo para que no final da investigação que a promotora prometeu iniciar, seja divulgado o nome do suposto hacker.


O assessor parlamentar Dallas Dean comentou: “doutora, seria bom divulgar o nome dessa pessoa para que possamos nos proteger e, ele (a) saber que estamos de olho”. A promotora informou que já possui o IP da máquina. “Providências serão tomadas de acordo com a lei” acrescentou.


Ontem à noite, o ac24horas ouviu o formando em pós-graduação de tecnologia da informação e comunicação, pela Universidade Federal do Acre, Ermilson Silva. Com 20 anos de experiência na área, Ermilson arriscou dizer que a tentativa de invasão na conta pessoal da promotora não foi feita por um programador habilidoso.


“Um hacker não faria esse caminho. Ele sabe como age o Gmail, a tentativa parece ter sido de um esperto”, analisou.


Ermilson alerta que o hacker é acima de tudo um observador das informações pessoais. E que a senha geralmente é conseguida a partir das informações públicas postadas todos os dias no facebook.


Coincidentemente, a tentativa de invasão da conta pessoal da promotora Alessandra Marques ocorreu no momento em que uma investigação do governo de Massuchusetts afirma que a Telexfree americana é uma Pirâmide.


A promotora de defesa do consumidor, Alessandra Marques, se tornou uma das figuras centrais do processo movido pelo Ministério Público contra a Telexfree, empresa suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira no Brasil. A Telexfree americana emergiu como alternativa depois que o negócio foi bloqueado pela Justiça do Acre.


Em sua postagem a promotora não levantou nenhuma suspeita.


Especialistas afirmam que a necessidade profissional é um dos motivos que leva um curioso a se dedicar com intensidade incomum ao acesso de dados sem autorização. Mas o que tem sido um terror de governos, personalidade – e de qualquer um que faça uso da web – não é novidade.


Ermilson aconselha o cadastramento do telefone celular como única forma de recuperar a senha. E ainda, “a troca habitual da sequência de caracteres alfanuméricos que permite acesso aos dados”. E mais um alerta: “tenha sempre um bom antivírus no seu aparelho celular capaz de buscar infecções por softwares mal-intencionados. Qualquer programa que você atualizou, pode interceptar as mensagens de sms de seu celular e reenviar para alguém que esteja lhe monitorando”, concluiu o especialista.


Veja a postagem feita pela promotora Alessandra Marques:



Para que não haja qualquer dúvida, tenho apenas esta conta no Facebook, por meio da qual muito provavelmente foi extraída informação utilizada para invadir conta de e-mail pessoal minha, sem sucesso, graças ao Gmail. Como já possuo o IP da máquina, providências serão tomadas de acordo com a lei. Não participo de nenhuma outra rede social. Grata.


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Luana Piovani critica elogios a Pedro Scooby e diz que filho não vai à escola há 20 dias

Luana Piovani usou as redes sociais nesta segunda-feira, 6, para se manifestar acerca de comentários…

07/05/2024

Rosário Central x Atlético: prováveis escalações, arbitragem e onde assistir

Rosário Central e Atlético se enfrentam nesta terça-feira (07), às 19h, no Estádio Gigante de…

07/05/2024

58% das empresas têm preocupação com fraudes, diz Serasa

Levantamento realizado pela Serasa Experian indica que 58% das empresas têm preocupação com fraudes. Esse…

07/05/2024

Filha é presa suspeita de tentar matar mãe a facadas durante briga

Uma mulher de 43 anos foi presa suspeita de tentar matar a própria mãe, uma…

07/05/2024

Bombeiros apontam irregularidades em cerca elétrica que matou jovem; empresário dá versão

O delegado Heverton Carvalho já ouviu o empresário José Edmilson da Cunha, dono do terreno…

07/05/2024

PMs e guarda municipal são presos suspeitos de extorsão e roubo de casa

Dois policiais militares e um guarda municipal de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, foram…

07/05/2024