Categories: Acre Notícias

Empresários discutem recuperação da BR-364 após cheia do Madeira

Por
Da redação ac24horas

O rio Madeira perdeu força nos últimos dias e a vazante aumenta a cada dia, mas isso ainda não é motivo para comemorar, pois se de um lado o rio baixa, de outra parte os problemas não diminuem para os acreanos, uma vez que a grande dúvida agora é o que vai acontecer com a BR-364 no pós-cheia.



Foi para debater esse assunto que o senador Jorge Viana esteve reunido no final da tarde da última sexta-feira, 11, com empresários dos diversos setores da economia acreana na sede da Federação das Indústrias do Acre.


A reunião contou com a presença do superintendente do DNIT para os Estados do Acre e Rondônia, Fabiano Cunha. Ele conversou com os empresários sobre o trabalho que órgão deve desenvolver nos próximos meses para garantir o pleno funcionamento da estrada e, por conseguinte, o abastecimento pleno do Estado. Participaram da conversa, o presidente da Fieac, Carlos Sasai, da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, o presidente da Associação Comerciante Jurilande Araújo, empresário George Teixeira, entre outros.


Fabiano Cunha explicou aos empresários que o DNIT contratou uma consultoria para avaliar os reais prejuízos ao leito da BR-364 nessa que é a maior cheia da história do rio Madeira e que o órgão está atento e atuante quanto à situação do Acre.


“Nós estamos trabalhando constantemente na estrada e em busca de recursos para garantir as obras dos próximos meses. Também estamos atuantes na busca de soluções para o problema do leito da BR que vai precisar ser elevado em algumas áreas”, disse.


O senador Jorge Viana disse, por sua vez, que o desafio será grande no pós cheia e destacou o trabalho intenso do governador Tião Viana desde início da crise. Segundo ele, não fosse o Tião no governo, “a situação difícil que estamos passando seria muito pior. Podíamos estar enfrentando uma escassez total de produtos, para dizer o mínimo. É um trabalho heroico que segue vencendo todos os obstáculos colocados por esse desastre natural”, disse o senador.


Jorge Viana também explicou aos empresários o trabalho que vem sendo realizado em Brasília já na perspectiva do pós cheia. Jorge Viana conversou com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, de quem recebeu a garantia de que será montado um grupo de trabalho interministerial para acompanhar a situação de perto.


“Esse grupo vai elaborar um plano de trabalho para aquecer a economia acreana, garantir recursos para a recuperação da BR-364 e também para a situação dos empresários dos diversos setores da nossa economia. Estamos vivendo uma das maiores crises da história do Estado e não fosse a atuação firme do governador Tião Viana e o apoio da presidenta Dilma, a situação seria muito mais grave”, disse.


Ao final da reunião, empresários apresentaram vários questionamentos e dúvidas a senador e ao superintendente do DNIT. O presidente da Fieac, empresário Carlos Sasai, propôs uma nova conversa com o superintendente Fabiano Cunha para o próximo mês. “A situação é grave e deve permanecer pelas próximas semanas e manter esse diálogo é fundamental”, disse.


 


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024