Menu

TV Gazeta acusa sindicalista de invadir emissora armado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma história cheia de controvérsias toma conta do telejornalismo local e das redes sociais. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), Adriano Marques, foi nesta sexta-feira (11), a emissora TV Gazeta, filiada a Rede Record, para exigir direito de resposta a uma reportagem exibida no programa Gazeta Alerta, no início da semana.


Adriano, segundo os funcionários da emissora, agrediu verbalmente o produtor e repórter esportivo, Jardel Angelim, na recepção da empresa. De acordo com testemunhas, Adriano estaria armado e se alterou chamando atenção de todos os funcionários.

Publicidade

“Ele chegou exigindo direito de resposta de uma reportagem. Disse que iria à Justiça caso não tivesse o direito atendido. Ele ficou bastante alterado e começou a agredir a todos”, disse o jornalista.


O jornalista disse que acionou o Sindicato dos Jornalistas e que uma denúncia será protocolada na Federação Nacional dos Jornalistas.


A matéria exibida no Gazeta Alerta tratava sobre os protestos dos agentes penitenciários em impedir a visita de familiares e advogados aos presos nas unidades prisionais. Sobre o assunto, apresentado no telejornal, foram entrevistados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da direção do Iapen.


“Em nenhum momento a direção deste jornaleco procurou algum representante do SINDAP/AC, e que inclusive negou na última segunda-feira direito de resposta em relação a uma matéria forjada pelo diretor-presidente do IAPEN para denegrir a imagem da categoria”, postou Adriano Marques em seu Facebook.


 “Após esperar 40min escutei do representante da GAZETA que eles publicam a matéria que quiser, questionei várias vezes por que o jornal não tinha compromisso com a verdade e que eu queria apenas exercer meu direito de resposta”, disse o presidente do Sindap em sua página no Facebook.


A reportagem procurou a direção da TV Gazeta para comentar o caso. De acordo o diretor-geral da emissora, Raimundo Martins, em nenhum momento a direção da TV afirmou que publica apenas o material que queira.  Segundo o diretor, a TV sempre abriu espaço para o sindicato e ressaltou a forma “arrogante” como o sindicalista tratou toda a equipe da TV,


Raimundo Martins afirmou que a emissora tomará todas  as medidas cabíveis para se proteger e que até um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo jornalista que se sentiu coagido pelo sindicalista.


 O editor da TV Gazeta, jornalista Gabriel Rotta, que tentou interceder pelo colega de profissão, confirmou que o sindicalista estava armando, mas que em nenhum momento ele teria puxado a arma. “Ele não puxou e nem ameaçou a puxar a arma para ninguém, mas ele estava armado. Até nós indagamos ele, que se ele fosse nos intimidar por causa da arma, isso não aconteceria”. Rotta enfatizou que a TV Gazeta é uma empresa privada e que o conteúdo que vai ao ar é destacado de acordo com sua relevância e que não seria qualquer reclamação sem fundamento que iria ao ar.


Por telefone, o sindicalista Adriano Marques, afirmou que o teor da situação que ocorreu na TV Gazeta foi totalmente diferente ao que foi relatado pela direção e jornalistas da emissora. “Eu tenho Uma cópia da gravação mostrando as pessoas gritando comigo, que o jornal publicava o que eles queriam, que eles não tinham que ter compromisso com verdade nenhuma e que eu tinha que me retirar imediatamente da TV”, disse.


Marques revelou ainda que pedirá uma pericia na gravação feita pelo celular e solicitará judicialmente as gravações do circuito interno da Emissora, Ele confirmou ao ac24horas que tem porte de arma e que em nenhum momento sacou o revólver para  intimidar ninguém.

Publicidade

Na tarde desta sexta, a emissora publicou em seu portal uma nota de repúdio sobre o caso.


NOTA DE REPÚDIO


 Por conta de uma matéria veiculada na TV Gazeta, esta semana, que enfocou apenas os problemas de gestão no complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde, apontados pela OAB, na manhã de hoje, 11, o presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, bastante nervoso, esteve na sede da emissora, exigindo direito de resposta. Ele chegou a gritar com o nosso produtor.


Disse que faltou compromisso com a verdade, que a emissora estava armando contra ele e ameaçou chamar o restante da categoria para invadir o prédio. O detalhe de tudo isso é que o agente estava armado.


A direção da TV Gazeta vem a público repudiar o ato desnecessário do representante da categoria, visando intimidar o trabalho da imprensa e atentando contra a liberdade de expressão.


Continuaremos firmes no propósito de bem informar, sem deixar que atos dessa natureza interfiram no trabalho prestado pela TV Gazeta à sociedade acreana. O sindicatos dos Jornalistas do Acre vai entrar com uma representação contra o senhor Adriano Marques, junto à Federação Nacional dos Jornalistas, a Fenaj. A TV Gazeta está tomando todas as medidas judiciais cabíveis em relação ao caso.


 Raimundo Martins
Diretor


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido