Menu

Pesquisar
Close this search box.

A má educação dos homens públicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Já se tornaram comuns as manchetes em ac24horas mostrando atos de violência e vandalismo praticados pelos nossos estudantes da rede pública. A cada dia a situação se agrava; alunos estão indo armados para a sala de aula, a integridade de nossas crianças sofre perigo, assim como dos professores. Gangues organizam-se dentro dos quatro muros dos colégios, e nada parece ser feito. 


Este grau de violência aparenta demonstrar a falência do sistema educacional do Estado, aliado a resultados sempre pífios nos exames nacionais. Enquanto isso, numa operação escusa, a secretaria de Educação volta suas atenções para uma compra imoral de 5.000 mil bicicletas elétricas no valor de R$ 13,5 milhões para beneficiar a empresa de um ex-secretário. 

Anúncios


Nos últimos quatro anos a estrutura da secretaria parece ter sido voltada somente para preparar a candidatura do então secretário Daniel Zen (PT) para deputado estadual. Misturar a gestão pública com práticas eleitoreiras só resultada nestas cenas lamentáveis postadas nas redes sociais, com nossos estudantes comportando-se como selvagens dentro de um espaço onde deveriam receber boa educação e bons modos para a convivência em sociedade. 


 


coluna_01


 


Nossos professores há muito já perderam o controle. Cansados da violência, preferem recuar a colocar suas vidas em risco. Enquanto isso a criminalidade assume seu lugar. Ao invés de investir na melhoria da educação e no acompanhamento psicossocial destes alunos problemáticos, a secretaria destina R$ 13 milhões para uma verdadeira indecência. 


Aqui reconhece-se a boa prática dos governo Jorge Viana e Binho Marques, que nunca permitiram seus secretários disputarem cargos eletivos; quem tivesse tais pretensões avisasse antes da nomeação. Enquanto a administração pública for confundida com os interesses do partido no poder, o resultado será sempre este: a falência dos serviços ao cidadão. 


É lamentável ver como comportam-se nossos homens e mulheres de amanhã. Que sociedade estamos construindo? As escolas do crime deixarão de ser os presídios, como já se convencionou dizer? 


Ainda há tempo para o governo Tião Viana (PT) corrigir esta confusão entre o público e o partidário, escolhendo um educador qualificado para conduzir nossas escolas. O governo não é do partido, é dos cidadãos. Que o próximo secretário de Educação esteja muito mais preocupado em corrigir os erros, voltar a colocar o Acre nas boas práticas da melhoria da educação, e não pensar só nas estratégias de como virar deputado.


Oportunismo ambiental 


Aliados do pré-candidato ao governo, Tião Bocalom (DEM), informam que ele poderá encampar a causa ambientalista ao culpar as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio como responsáveis pelo isolamento do Acre. Ele que sempre disse preferir um homem em pé a uma árvore plantada, agora quer usar a questão para proveito eleitoral, já que virou lugar-comum esta acusação contra as usinas do Madeira. 


Probabilidades 


Não há como descartar os efeitos das barragens nesta grande enchente, mas o debate político precisa ser mais amplo, e respeitar a inteligência do eleitor. A questão energética é uma necessidade para o Brasil, e as usinas hidrelétricas são a forma mais limpa de gerar energia num país com sério risco de “apagões”. 


Crescimento 


As projeções econômicas para o país nos próximos anos são as mais pessimistas possíveis; a perspectiva de PIB para 2014 já está abaixo dos 2%. Uma matriz energética sólida é a garantia de recuperação da atividade econômica. Portanto, o debate, tanto no plano nacional como regional, precisa ser levado a sério, e usar do oportunismo ambiental não é a melhor das saídas. 


Próximo santo 


Henrique Afonso (PV) diz estar definido como vice de Bocalom para governo; ninguém sabe até quando. Com tantas reviravoltas em um pouco espaço de tempo nas tomadas políticas do deputado federal, fica até difícil dizer ao leitor se de fato isso se consolidará. Basta o primeiro arcanjo aparecer na frente de Afonso para mais uma “surpresa”. 

Anúncios


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido