Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram durante sessão realizada no dia 3 notificar todas as prefeituras para que possam informar a arrecadação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) e as dívidas com a Eletrobras, distribuição Acre. Os valores acabam não constando nas prestações de contas de alguns gestores para evitar que sejam responsabilizados por deixar contas a pagar para o ano seguinte.
A decisão de requisitar maior transparência foi tomada depois da analise do processo que apurou o débito vencido de faturas do consumo de energia elétrica da prefeitura de Rodrigues Alves até 2009 que totalizavam R$ 428.788,38.
Segundo o relatório, a discussão da dívida deve ser realizada na Justiça comum, mas o dano ao cofre público deve ser de responsabilidade do gestor que deverá arcar com multas e juros pelo atraso no pagamento dos encargos e dívidas.
A Cosip, uma taxa que a Eletrobras deveria repassar para o município, deve pagar os custos da iluminação pública, tendo a prefeitura que arcar com as despesas dos prédios públicos.
Na decisão, os conselheiros notificaram o atual prefeito, Francisco Ernilson de Freitas, para responsabilizar o ex-gestor que permitiu a inadimplência. Ele ainda terá que incluir na lei orçamentária a estimativa com a arrecadação da Cosip e colocar nos restos a pagar as dívidas com eletricidade.
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…