Na tarde desta segunda-feira, 7, os serviços de monitoramento de terremotos registraram um abalo sísmico de 5.1 graus numa região remota, a 88km de distância da cidade de Tarauacá (AC). De acordo com os sites especializados, o tremor ocorreu a 551km de profundidade, equivalente a explosão de 660 toneladas de dinamite. Apesar do registro, até o momento não existe nenhuma informação sobre danos causados pelo terremoto. De acordo com especialistas, o tremor ocorrido no Acre é considerado moderado.
No ano passado, os moradores de Cruzeiro do Sul foram surpreendidos por um tremor de terra. O tremor foi registrado durante a madrugada. O epicentro do terremoto, mais uma vez foi a cidade de Pucallpa, no Peru, que fica situada há cerca de 250 km de Cruzeiro do Sul. A cidade peruana, por estar mais próxima dos Andes peruanos, registra tremores de terra com maior freqüência e Cruzeiro do Sul sente a onda provocada pela movimentação de terra.
Em agosto de 2012, um terremoto de 6,1 graus, com epicentro também Pucallpa, no Peru, foi sentido nas cidades acreanas de Cruzeiro do Sul e Jordão, durante a madrugada. Na época, o sismo teve o efeito de uma bomba atômica, segundo informou o site Apolo 11, que monitora abalos sísmicos em todo o mundo.