Menu

Rio Madeira causa prejuízos de meio bilhão nas receitas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre enfrenta uma crise financeira sem precedentes por causa da cheia do rio Madeira. Se em março do ano passado o Estado teve um ganho de R$ 1,2 bilhão com tributação de produtos. Este ano, no mesmo período, a tributação incidiu sobre R$ 700 milhões. Uma significativa perda de mais de meio bilhão.

O prejuízo foi confirmado pelo senador petista Aníbal Diniz, durante discurso nesta sexta-feira, no plenário do Senado. O parlamentar pediu atenção especial do governo federal ao estado, que sofre com o desabastecimento de produtos de primeira necessidade, dificuldade no transporte de combustíveis e cimento.

Anúncio

Devido o isolamento por via terrestre com o resto do país, o Acre passou a receber produtos através de voos fretados e da Força Aérea, de balsas pelo rio Acre e do Peru pela Estrada do Pacifico.

Diariamente o estado recebe voos com toneladas de arroz, feijão, trigo e produtos hortifrutigranjeiros, além de medicamentos. O estado também está importando cimento do Peru.

O rio Madeira que chegou a 19,75 metros apresentou sinais de vazante nos últimos dias e marca nesta sexta-feira, 19,59 metros. O rio ainda inunda quase 40 quilômetros da BR-364, nos trechos da rodovia nos distritos de Palmeiral, Jaci-Paraná, Nova Mutum e na região de Velha Mutum, em Porto Velho, sentido Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.