Menu

Taumaturgo fala dos impactos causados pela cheia do Madeira

O deputado Taumaturgo Lima (PT-AC) usou a tribuna da Câmara na tarde desta quinta-feira 3, durante o pequeno expediente, para dar ciência sobre a real situação dos estados do Acre e Rondônia em virtude da histórica enchente do rio Madeira.  O Acre, segundo o parlamentar, está passando por um momento muito difícil, enfrenta escassez de produtos de primeira necessidade e centenas de famílias estão desabrigadas. 
 
“Com a interrupção da balsa do rio Madeira, que dá acesso ao nosso estado, e a falta de condições de transporte em vários trechos alagados da BR 364, a situação piora a cada dia” – alertou o parlamentar.
 
Taumaturgo Lima elogiou a determinação do governador Tião Viana em criar alternativas de logísticas para o transporte de mercadorias, combustíveis, alimentos e remédios para abastecer a cidade de Rio Branco e os demais municípios. O parlamentar também agradeceu à presidente Dilma Roussef que, ao visitar os dois  estados no mês passado sensibilizou-se com a situação das famílias desabrigadas.
 
“Estamos enfrentando esse problema há mais de um mês e a presidente Dilma Rousseff não tem medido esforços para atender as reivindicações da bancada e do governo estadual. Creio que neste momento em que o rio Madeira dá sinais de vazante, a presidente continuará prestando todo o apoio necessário” – disse ele na tribuna.
 
O deputado Taumaturgo Lima também registrou o encontro da bancada do Acre com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), César Borges (Transportes), e o general Jorge Fraxe (Denit), na terça-feira passada, no qual foram obtidos excelentes resultados com relação ao atendimento das famílias de área de risco, à recuperação dos trechos alagados da BR 364, assim que o rio Madeira baixar e o abastecimento do estado.
 
Ao finalizar o discurso, Taumaturgo criticou aqueles que tentam associar a cheia histórica do rio Madeira à construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio e, defendeu a imediata construção da ponte sobre o rio Madeira que permitirá o acesso  definitivo ao estado do Acre e a região do Pacífico. “Apelo neste momento à presidente Dilma Roussef pela continuidade das obras das hidrelétricas e da ponte do Madeira que representam a redenção do nosso estado”.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido