Conecte-se agora

Renan Calheiros anuncia criação da CPI da Petrobras; governistas pedem impugnação

Publicado

em

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para investigação de denúncias de irregularidades na empresa, foi lido hoje (1º) no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o documento tem número suficiente de assinaturas e que a comissão será instalada.

Logo após a leitura do requerimento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou questão de ordem à Mesa Diretora do Senado pedindo a impugnação da comissão. Na questão, Gleisi alegou que, apesar de todos os argumentos apresentados tratarem da Petrobras, eles não guardam relação entre si, o que tornaria a CPI antirregimental e inconstitucional.

O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), contra-argumentou citando outras CPIs que já ocorreram com base em fatores semelhantes aos apresentados no requerimento lido hoje. Ele lembrou que é prerrogativa do Congresso fazer a investigação parlamentar diante das graves denúncias de irregularidades na empresa, que tem como principal acionista a União.

Renan disse que a Mesa Diretora responderá à questão de ordem na sessão de amanhã (2).

Cotidiano

Governo do Acre convoca professores de processos seletivos simplificados

Publicado

em

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE) e a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública (Seplag) publicaram nesta sexta-feira, 12, nove editais de convocação para os professores aprovados nos processos seletivos simplificados, destinados à formação do cadastro de reserva.

Mais de 300 professores aprovados foram convocados para entrega de documentos e assinatura de contrato.

O certame é para a contratação temporária de professores para o projeto Aprender é o Caminho, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Especial e Ensino Regular, da rede pública estadual de educação básica, em áreas rurais e urbanas, em várias cidades do estado.

Para o Ensino Especial estão sendo convocados professores mediadores, assistentes educacionais, professores tradutores de Libras, além dos professores do Atendimento Especializado (AEE).

Na lista publicada no DOE, edição nº 13.348, consta o cargo, município, ordem de classificação, número de inscrição, nome do candidato e nota.

Para a entrega de documentos e assinatura do contrato, os candidatos deverão comparecer até segunda-feira, 22, das 7h30 às 13h30, ao Departamento de Pessoas na sede da SEE em Rio Branco, caso sejam lotados na capital, e às representações da SEE, no caso dos demais municípios.

Continuar lendo

Cotidiano

Exposição, festival, show e muito mais: saiba onde aproveitar o fim de semana em Rio Branco

Publicado

em

Quem busca opções de lazer e entretenimento neste final de semana em Rio Branco, tem à disposição diversas celebrações que movimentam os espaços públicos e privados da cidade.

O ac24horas separou as melhores atrações para se divertir com segurança. Acompanhe:

– Exposição Aquarela

No Via Verde Shopping está sendo realizado a exposição “Aquarela” do artista acreano, Ueliton Santana. A mostra revela traços das belezas naturais da região amazônica do Brasil e de outros países da América do Sul.

O público pode visitar as obras no Espaço Cultural do shopping, que fica em frente a loja Marisa, até o dia 31 de agosto.

– Especial Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers

Neste sábado, no Studio Beer, tem especial duplo de Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers, com as bandas Acreanas Marlton e Kronus animando a noite com muito Rock.

– Festival Gift de Músicas Acreanas

Valorizando a cultura e artistas locais, o ‘Festival Gift de Músicas Acreanas’, reúne neste sábado, 13, às 16h, na Usina de Arte João Donato, diversos cantores e compositores, trazendo o melhor da música do cenário atual.

Além de palco aberto para quem deseja mostrar seu talento, o evento conta com apresentações de Ana Kássia, Cássia Arruda, Dito Bruzugu, Duda Modesto, Gigliane Oliveira e Pedro Arco.

– Sabadão República

No sabadão da República Gourmet, neste dia 13, o cantor Diego Ferreira abre a noite com muito sertanejo, em seguida o grupo Doce Amizade anima a galera. Tudo isso com promoção de cerveja até às 21h.

– Show Zezo

Em comemoração ao Dia dos Pais, no próximo domingo, 14, o cantor nordestino Zezo irá se apresenta na arena de shows Amilton Brito, localizada na Expoacre, dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

– Recanto FoodBeer

Sexta, sábado e domingo o Recanto FoodBeer, bar e restaurante na Estrada Dias Martins, preparou três noites especiais para aproveitar bem o fim de semana. O “Baile dos Los Padres”, “Terceiro Tempo do Orjia” e a “Sofrência Sertaneja” animam a galera durante os 3 dias consecutivos.

Continuar lendo

Cotidiano

Bocalom e Maria Lucinéia declaram apoio a candidatura de Márcia Bittar ao Senado

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas) e a prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), decidiram manifestar apoio público à candidatura da professora Márcia Bittar (PL) ao senado da República.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Bocalom – que antes iria apoiar a senadora Mailza Gomes em sua reeleição – disse que Márcia é sua candidata e disse ainda que ela conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Tenho certeza que você nos ajudará muito em Brasília”, comentou.

Já Maria Lucinéia – prefeita de Tarauacá, argumentou que Bittar representa a força da mulher. “Que Deus te dê forças nessa caminhada, mas como Josué, seja forte, corajosa”, declarou.

video
Continuar lendo

Cotidiano

PT não apresenta plano de governo à Justiça, mas já atacou opositores pelo mesmo problema

Publicado

em

Até a manhã desta sexta-feira (12), apenas Jorge Viana, candidato do PT ao Palácio Rio Branco, não havia apresentado plano de governo junto à Justiça Eleitoral, algo que contraria os tempos em que o partido se vangloriava de ser signatário de planos arrojados. Na noite de quinta-feira, 11, o comando da campanha de JV, a Federação Brasil da Esperança, se pronunciou afirmando que o documento está em fase de elaboração e que o prazo para envio do documento à Justiça Eleitoral é até 15 de agosto.

“Os partidos que compõem esta aliança asseguram que o Plano de Governo do Jorge Viana e Marcus Alexandre tem o compromisso de apresentar propostas para fazer mais e melhor pelo povo do Acre”, diz a FBE.

Os demais candidatos ao governo, seis no total, mostraram à Justiça Eleitoral programas que em essência buscam o desenvolvimento do Acre.

David Hall (Agir) surge com o programa “50 anos em 8”, sugerindo acreditar numa possível reeleição para concretizar o plano (já que o mandato é de quatro anos) e que nesta versão traz o pensamento de Raul Seixas para o enfrentamento às questões que o Acre precisa: “sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”.

De seu lado, Gladson Cameli (PP) tenta a reeleição apostando no planejamento estratégico com o plano “Compromissos de Governo”; Mara Rocha (MDB) institui o “Estado Necessário” em seu programa; e Marcio Bittar (União Brasil) surge com o “Programa de Governo 2023-2026: Ordem, Progresso e Competência Para Fazer”. Já Sergio Petecão (PSD) traz o programa “Com a Força do Povo” e Nilson Euclides, do Psol, registrou o plano “Acre: Participação, Transparência e Desenvolvimento”.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!