Categories: Acre Notícias

Cheia recorde nos rios do Amazonas poderá matar 50 quilômetros de floresta

Published by
Da redação ac24horas

Cidade está quase submersa por conta da enchente (Foto: J. Renato Queiroz)

A prefeitura do município, único no Amazonas a decretar estado de calamidade pública, manifestou a preocupação sobre a morte de centenas de árvores às autoridades do Estado e também informou o fato de dezenas de animais estarem aparecendo mortos no rio.


As águas do Madeira inundaram áreas de floresta que nunca ficaram submersas. De acordo com o prefeito de Humaitá, José Cidinei Lobo, caso o rio não baixe, as árvores morrerão porque ficam em terra firme e só recebem água da chuva. Ao contrário das árvores de igapó, adaptadas a permanência em área alagada, ele afirma que as espécies de terra firme não têm a mesma resistência.


As águas do Madeira inundaram áreas de floresta que nunca ficaram submersas. De acordo com o prefeito de Humaitá, José Cidinei Lobo, ao contrário das árvores de igapó, adaptadas à permanência em terreno alagado, as espécies de terra firme não têm a mesma resistência e morrerão caso o rio não baixe.


A previsão dos órgãos de monitoramento dos rios é que o Madeira continue subindo até o final de abril, período que ele deveria começar a baixar.


“Essas árvores ficam durante todo o ano e não estão acostumadas a ficar debaixo de tanta água porque isso nunca aconteceu. Se ficar mais três meses debaixo d’água não vão suportar e morrerão”, disse.


O rio Madeira avançou 50 quilômetros floresta adentro, conforme levantamento feito com sobrevoo de helicóptero em Humaitá, em cada margem do rio. O nível da água na floresta de terra firme ultrapassa os 3 metros de profundidade.


Para a titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Kamila Amaral, as espécies de terra firme não tem condições de se adaptar a uma cheia de longo período. Ela explicou que a vegetação é diferente da nativa de igapó. “A vegetação de igapó tem uma sazonalidade da cheia. A vegetação de terra firme pode, sim, ser impactada, mas vai depender do tempo que ficar sob o efeito da água do rio”, disse.


Registro


Situação semelhante de morte de árvores causada pela cheia foi registrada, em 2013, em Canutama. O efeito, segundo a SDS, é parecido com o que ocorre quando usinas hidrelétricas são instaladas e inundam grandes áreas que se tornam cemitério de árvores.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Moradores denunciam péssimas condições de ruas no Conjunto Macauã: “ninguém faz nada por nós”

Com nome pomposo e casas construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria entre…

09/05/2024

Belo esclarece boatos de suposta amante durante casamento com Gracyanne

Em meio a especulações, o cantor Belo utilizou suas redes sociais para esclarecer os rumores…

09/05/2024

Após morte de Anderson Leonardo, Molejo vai lançar álbum com músicas inéditas

O Molejo se prepara para um novo capítulo em sua história, trazendo não apenas músicas…

09/05/2024

Acre vai receber 32 equipamentos e obras do Novo PAC Seleções

O governo federal anunciou o resultado de cinco modalidades do Novo PAC Seleções, dos eixos…

09/05/2024

Mãe do Endrick x Gabriely Miranda: tudo sobre a polêmica e suposta rixa entre nora e sogra

Desde que o namoro de Endrick e Gabriely Miranda foi confirmado pelas redes sociais, muitos…

09/05/2024

Devido à erosão, Rio Branco tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Apesar da segunda maior enchente da história de Rio Branco ter ocorrido no início de…

09/05/2024