Menu

Creas de Cruzeiro do Sul retira adolescentes do lixão da cidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas) retirou seis adolescentes que estavam vivendo em um lixão de Cruzeiro do Sul. Os jovens, oriundos de famílias desestruturadas, viviam a cerca de dois meses no local  e haviam até construindo uma chopana. “Foi preciso a gente fazer campana para conseguir se aproximar deles”,  disse Elinete França, uma das educadoras sociais que integrava a equipe.


O menor e líder do grupo, F.R.S, de 16 anos, declarou que o passa tempo preferido deles era as brincadeiras e que estavam gostando daquela “vida livre”.  Os jovens pediam e catavam comida no lixo e, como forma de autoproteção, estavam sempre juntos. “Quando qualquer pessoa tentava chegar perto a gente corria”, declarou o adolescente, afirmando que já se reconciliou com a família.

Publicidade

Os adolescentes foram reintegrados às suas famílias e estão sendo assistidos pelas equipes do centro. “Foi um trabalho árduo. Aqueles jovens, que já estavam com os laços familiares rompidos, estavam vulneráveis a todos os tipos de violência”, comentou o coordenador da entidade, Leônidas Fontes, parabenizando a sua equipe, a secretária Rosa Sampaio e o apoio da prefeito Vagner Sales.


Além do acompanhamento psicológico e assistencial, o Creas disponibiliza aos jovens aulas de capoeira e futebol, atividades que estão reintegrando os menores, segundo Leônidas Fontes. O instrutor de capoeira, mestre Dino, destacou a resultado de seu trabalho. “Quando esses jovens chegam aqui estão sem autoestima. A artes e o esporte mudam completamente esse quadro”, afirmou. As atividades são duas vezes por semana, sempre acompanhadas de café da manhã, lanche e muito carinho dos profissionais envolvidos. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido