Menu

Prefeitos se reúnem para avaliar situação dos municípios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, se reuniu na tarde de sexta-feira, 28, com os prefeitos do interior do Estado, em Rio Branco, para discutir a situação econômica e social dos municípios, afetada em decorrência da cheia do rio Madeira, que já dura mais de cinquenta dias. 


A XXVII assembleia geral ordinária da AMAC foi a primeira reunião do ano da entidade e contou com a presença do vice-presidente do Senado, Jorge Viana e do assessor especial do governador Tião Viana, o ex-prefeito Raimundo Angelim. A intenção é juntar esforços para ajudar as prefeituras que se encontram em situação delicada. 

Publicidade

Uma das propostas apresentada pelos prefeitos e que o senador Jorge Viana irá levar à Brasília, diz respeito ao prolongamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), já que a maioria dos municípios teve queda na arrecadação em decorrência da redução das vendas do comércio. 


Outra proposta que será levada a Brasília a fim de ajudar os municípios acreanos é a liberação de projetos prioritários que estão em andamento na capital federal. Para isso, o prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana irão se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloisio Mercadante.


Prefeito 700


O governo do Estado também está comprometido em ajudar as prefeituras. O assessor especial do governador, Raimundo Angelim, anotou as demandas dos prefeitos. Para Santa Rosa do Purus, por exemplo, um dos municípios mais distantes da capital, o governo irá enviar de imediato, dez mil litros de combustível. 


Além disso, os prefeitos acreanos debateram a redução dos preços das passagens aéreas, sobretudo após o fechamento da BR 364 por conta da cheia do rio Madeira. Sem ônibus, ao invés de reduzir, as empresas aumentaram o preço das tarifas, fazendo com que muitas pessoas não possam se deslocar até Porto Velho. 


Raimundo Angelim destacou que o Acre hoje vive uma situação de guerra e por isso, o governo do Estado, juntamente com as prefeituras, tem feito todos os esforços para garantir alternativas para o abastecimento de medicamentos, gêneros alimentícios, gás e também de combustível. 


Entre as alternativas estão as balsas vindas de Boca do Acre (AM) e Porto Acre, a BR 364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a reabertura da rodovia interoceânica, garantindo a importação de produtos do Peru e também aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que estão transportando produtos de Porto Velho para o Acre.


Outras pautas debatidas durante o encontro foi a situação dos haitianos no município de Brasiléia, o ressarcimento dos repasses do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo governo do Estado, além da apresentação do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. 


“São reuniões como essa que nos ajudam a dividir os problemas que cada prefeito vive e encontrar soluções em conjunto. Dessa maneira, os municípios ganham muito, esse é o papel da AMAC”, fez questão de enfatizar o prefeito Marcus Alexandre. 


Prefeitos presentes à XXVII assembleia geral ordinária da AMAC
Assis Brasil – Betinho
Brasileia – Everaldo Gomes
Epitaciolândia – o prefeito André Hassem enviou representante
Xapuri – Marcinho Miranda
Capixaba – Jorge Vareda
Senador Guiomard – James Gomes
Porto Acre – Carlinhos Portela
Acrelândia – Jonas Dales
Plácido de Castro – Roney Firmino
Bujari – Raimundo Tonheiro
Sena Madureira – Mano Rufino
Manoel Urbano – Ale Araújo
Feijó – Mêrla Albuquerque
Tarauacá – Rodrigo Damasceno
Santa Rosa – Rivelino Mota
Jordão – Elson Farias
Cruzeiro do Sul – Vagner Sales
Mâncio Lima – Cledson Rocha
Rodrigues Alves – Francisco Burica
Marechal Thaumaturgo – Aldemir Lopes
Porto Walter –Zezinho Barbary

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido