Menu

Volta do filho pródigo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O PV voltou à coligação com o DEM e o PMN. O martelo foi batido por dirigentes destes partidos em reunião que aconteceu no fim de semana. O PV passará assim a apoiar a candidatura de Tião Bocalom (DEM) a governador. Henrique Afonso (PV) colocou o seu nome para ser candidato á Câmara Federal pela legenda. No fim de semana, Henrique Afonso e Tião Bocalom já terão agenda de campanha no Juruá. Com o retorno de Henrique, Tião Bocalom volta a colocar um pé na importante região política, o Juruá.


Movimento dos nanicos
Vários presidentes dos partidos chamados de “nanicos” estão discutindo pedir uma audiência com o governador Tião Viana para deixarem uma posição política clara: o compromisso oficial fechado é o de apoiarem a sua reeleição. Mas que, o mesmo compromisso não se estende automaticamente á candidata ao Senado do PCdoB. “Queremos deixar a situação bem clara de que, se a candidata ao Senado pelo PCdoB quiser o nosso apoio à sua candidatura terá que ajudar a resolver as nossas demandas de campanha”, disse um deles. Perguntado se isso não cheirava a “chantagem política”, foi claro: “não estamos tratando com nenhuma amadora em política, ao sair candidata ao Senado sabia de cor e salteado que o jogo seria esse”.


“Verdadeira oposição”
Como o mote acima é que o candidato ao governo Tião Bocalom (DEM) vai tocar a sua campanha para o governo. Segundo os seus aliados, o rumo da campanha será vincular o candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), como “aliado informal” do senador Jorge Viana, a quem costuma elogiar e trocar figurinhas. Pelo visto, o clima entre ambos será o de guerra.


Nunca funcionou
Até porque os chamados “pactos de não agressão” entre candidato irão para a cucuia assim que começar a campanha nas ruas. E é explicável: Bocalom e Márcio disputam o mesmo cargo.


Chapa tucana
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) lança hoje a sua chapa para o governo, tendo como sua vice a deputada Antonia Sales (PMDB). Para o Senado, o deputado Gladson Cameli (PP).


O resto é penduricalho
Na sua aliança, partidos estruturados só tem mesmo o PSDB, PMDB, PP e PSC, o resto é penduricalho que, praticamente, existe só no nome e sem representatividade parlamentar.


Um político angustiado
O senador Petecão (PSD) é um político angustiado. Ser cabo-eleitoral do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), não estava no seu roteiro. Ele se preparou para disputar o governo.


Farinha separada
Ontem, numa roda de deputados da FPA, na Aleac o assunto era a candidata ao Senado do PCdoB. E todos, num refrão: “vamos apoiar o Tião Viana, o apoio a ela não será atrelado”.


Gastos de campanha
Traduzindo ao popular: o PCdoB terá de entrar com parte do suporte de cada candidato a deputado estadual da FPA. Ou seja: ajudar financeiramente se quiser apoio à candidata.


Filme antigo
Tudo está caminhando para o mesmo roteiro do filme da candidatura ao Senado do então deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB), que não entrou no jogo e foi derrotado.


Não bater de frente
Dirigentes da campanha do deputado federal Gladson Cameli (PP) ao Senado estão lhe orientando a fazer sua campanha e esquecer o Tião Viana.


Apresentar proposta
Seus orientadores são sensatos, sabem que, em política, não se tromba com quem está bem.


Para fazer marola
Este “projeto” prometido pelo deputado Walter Prado (PROS), transformando os agentes penitenciários em policiais civis é para jogar para a platéia. Como advogado, sabe ser ilegal.


Cargo específico
Os agentes penitenciários fizeram concurso específico para a função que exercem, para serem “policiais” têm que fazer concurso para a polícia civil, esta é a regra constitucional em vigor.


Pedido pessoal
Incluir o deputado Chico Viga (PTB) na chapa do PCdoB para a Assembléia Legislativa é um pedido pessoal feito pelo governador Tião Viana aos comunistas, só será atendido por isso.


Posição fechada
Ontem, me ligou o presidente do PSDC, José Afonso, com uma posição fechada: “a prioridade é coligar com o PCdoB, se não der certo, nós vamos de chapa própria, chapão do PT, jamais”.


Quem manda é a direção
Sobre a posição dos deputados Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC) de querer ir para o chapão do PT, Afonso foi textual: “quem manda no partido é a sua direção e ponto final”.


Jogar ás feras
O presidente José Afonso diz que não se pode jogar ás feras os demais candidatos a deputado estadual que, retirariam as suas candidaturas se o PSDC fosse para o chapão do PT.


Chapa própria
O dirigente do PP, José Bestene, bateu o martelo: o PP vai de chapa própria para deputado federal, não se coligará com o PSDB e o PMDB. Na sua avaliação, o PP elege um Federal.


Decisão sensata
É uma decisão sensata do experiente José Bestene. Se levar o PP para a coligação com o PMDB e PSDB, o seu partido, dificilmente, elegeria um deputado federal, serviria apenas de escada.


Cada qual com seu cada qual
Um dirigente do PT, com quem conversei ontem, assim falou sobre a disputa do Senado: “caberá ao PCdo B comandar a campanha da sua candidata e ao PT a do Tião Viana”.


Nada mais sensato
E não há nada mais sensato. O PCdoB moveu céus e terra para emplacar a sua candidata ao Senado na FPA, nada mais justo, agora, que viabilize a sua campanha e formalize as alianças.


Não verdade
Ontem, havia briga nos postos que tinham o produto, para conseguir um litro de gasolina. É conversa fiada a notícia do sindicato que o abastecimento de combustível está normalizado.


Nenhum fechamento
O deputado Astério Moreira (PEN) nega que tenha fechado acordo para apoiar a pesada e nada fácil de carregar, candidatura do secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro (PT) a Federal


Conta a o do papagaio
Liga o Lhé para dizer que, o PT vai “apoiar em peso” a candidata ao Senado do PCdoB. Aproveita e conta aquela piada do papagaio, meu bom Lhé!.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.