Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição terá Cruzeiro do Sul como grande vitrine para 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Comandada desde 2008 pelo peemedebista Vagner Sales, a cidade de Cruzeiro do Sul será a grande aposta da oposição como modelo de eficiência na gestão para enfrentar Sebastião Viana (PT) nas eleições de 2014. A exploração do segundo maior colégio eleitoral do Acre como vitrine ficou evidente nesta última edição da “caravana da mudança”, realizada entre quinta-feira e sábado.


Em todas as cidades por onde passou, a caravana expôs em vídeo as principais ações da prefeitura de Vagner Sales. O objetivo é se aproveitar ao máximo da alta popularidade de Sales para obter retorno eleitoral nas urnas. O gestor é considerado um dos mais bem avaliados entre os 22 acreanos.

Anúncios


A imagem dele será usada para desmitificar a propaganda petista de que a oposição está marcada pela incompetência e a ineficiência da gestão. “Vamos mostrar que mesmo com o governo do Acre fechando todas as portas para Cruzeiro do Sul o Vagner consegue ter hoje a melhor prefeitura do Estado, melhor até que Rio Branco”, diz o pré-candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB).


O prefeito tem usado com frequência de comparações entre as ações de sua gestão e do governo Sebastião Viana em Cruzeiro do Sul. Segundo ele, enquanto o governo pavimentou 32 quilômetros de ruas, sua administração, “com todas as dificuldades do mundo”, chegou a 40. Investimentos em saúde, educação e produção rural são outras áreas que o peemedebista costuma recorrer com frequência.


“Tudo isso fizemos somente com a ajuda de nossa bancada federal em Brasília, com o Gladson, o Flaviano, a Antônia Lúcia, o Márcio e o senador Petecão”, destaca ele. Depois de Acrelândia do ex-tucano Tião Bocalom ser explorada nas campanhas até 2012, Cruzeiro do Sul caminha para ser a “menina dos olhos de ouro” do campo oposicionista.   


Demandas
Os diretores do Supermercado Araújo reclamam da logística usada pelo governo para evitar o desabastecimento. Segundo eles, a mesma quantidade de mercadorias não pode ser destinada à rede por conta do grande número de lojas em relação a supermercado que tem apenas um estabelecimento. A empresa afirma estar sofrendo sérios prejuízos.


Empenho máximo
Não se nega os esforços do governo Tião Viana (PT) em amenizar os danos causados pelo fechamento da BR-364, mas a situação é crítica e fora de controle. Todo o empenho do Estado junto com os empresários não se mostrou suficiente; as pessoas estão receosas, a cada dia aumentam as filas nos postos, as seções de hortifrúti nos mercados estão vazias.


 Revolta
O governo se viu obrigado a mudar o tom do discurso em relação a crise. Não há mais cabimento para se usar verba pública em campanha publicitária para dizer que está tudo sob controle, quando o cidadão leva até oito horas para conseguir abastecer o veículo.  Reconhecer a crise é a melhor alternativa para reduzir os efeitos eleitorais por conta do momento desafiador.


Pouca chance
Empresários do setor de alimentos e atacadistas avaliam como baixa a possibilidade dos serviços de reparação ao longo da BR-364 pelo Dnit lograrem êxito. A perspectiva é que, com os serviços, uma média de 20 caminhões consiga sair e chegar ao Acre. Um número quase insignificante para uma média diária de mais de 200 caminhões com a estrada em condições normais.


 Águas do povo
É certo que o cronograma das obras da Cidade do Povo ficou comprometido com o fechamento da rodovia. Os principais insumos não entram no Estado, e as empreiteiras não têm condições de tocar o mesmo ritmo de antes da crise. O jeito vai ser governo e famílias beneficiadas esperarem mais um pouco, como Tião Viana tendo muito pouco do que explorar do empreendimento na propaganda eleitoral.


 Debaixo d’água
O debate eleitoral neste momento parece ter ficado debaixo d’água (como nossa rodovia federal). O momento leva os cidadãos a estarem muito mais preocupados com a situação caótica por que passa o Estado.  Também não há muito o que debater com o cenários das eleições já praticamente definido com os principais candidatos ao governo.


 Diálogos
Na noite da última terça participei de um bom debate com o colega jornalista Archibaldo Antunes no Boa Noite Rio Branco, na TV Rio Branco. Foi uma boa conversa discutindo e tentando apresentar ao telespectador o cenário pré-eleitoral de 2014. Espero receber outros convites até 5 de outubro. 


Para se comunicar com Fábio Pontes use o e-mail: fabiospontes@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido