Uma frente fria seguida por uma intensa massa de ar polar muito seca mudará bruscamente o tempo no Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Peru e Bolívia. “Chuvas intensas, acompanhadas de fortes temporais, podendo causar sérios transtornos à população, deverão cair até o próximo domingo, dia 23 de março”, alerta o pesquisador meteorológico Davi Friale.
De acordo com o pesquisador, a temperatura no Acre não baixará muito, mas deixará os dias agradáveis, com muito vento vindo do sudeste, até a próxima quarta-feira, caracterizando a primeira friagem de 2014.
“O alívio fica com o ar polar mais seco que invadirá toda a região de terras baixas da Bolívia, do sudeste do Peru e do sudeste do Acre. Assim, as chuvas diminuirão bastante, na bacia hidrográfica do rio Madeira, cujo nível, em Rondônia, deverá começar a estabilizar por volta do dia 5 de abril e, consequentemente, após alguns dias, baixar lentamente, dando mais tranquilidade à população”, explica Friale.