Categories: Acre Notícias Política

Prazo de pedido de intervenção feito pelo MP em Coari encerra nesta segunda

Por
Da redação ac24horas

Termina nesta segunda-feira, 17,  o prazo para o atual prefeito de Coari, Igson Monteiro da Silva, apresentar defesa ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) referente ao pedido de intervenção no município, feito pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o propósito específico de sanar problemas na nomeação irregular de membros do Conselho Tutelar do município que não foram eleitos pela população.


A relatora do caso, desembargadora Socorro Guedes, enviou ofício à Prefeitura de Coari no dia 24 de fevereiro, solicitando apresentação de defesa no prazo legal de dez dias.


No pedido de intervenção, o chefe do Ministério Público Estadual (MPE) argumenta que Adail Pinheiro violou o Estatuto da Criança e do Adolescente quando criou dois conselhos tutelares e deu posse a dez conselheiros que não haviam sido eleitos pela população, como manda a legislação.


O MPE chegou a recomendar ao prefeito que restaurasse os pagamentos dos conselheiros tutelares regularmente eleitos e exonerasse aqueles nomeados sem prévio processo eleitoral. O que não foi atendido.


A intervenção do Estado nos municípios é ato de exceção, só admitido em casos excepcionais, expressamente previstos nas cartas constitucionais federal e estadual. É um recurso extremo, visando sobretudo a manutenção do Estado Democrático de Direito e a proteção da administração e dos administrados em face de atos abusivos e ilegais dos governantes locais.


A representação que gerou o pedido de intervenção em Coari foi assinada pelos deputados Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PSB) e Chico Preto (PMN). A reportagem não conseguiu falar ontem com o prefeito Igson Monteiro.


Prisão no CPE causa transtornos


A presença do prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP), entre os presos de Justiça no Comando de Policiamento Especial (CPE), vem ocasionando “transtornos” para o coronel Fabiano Bó, responsável pelo quartel. Ele disse ontem que não dará mais entrevistas sem agendamento e autorização prévia do comando da Polícia Militar.


“Eu optei por me calar, não por mal, mas para preservar a minha imagem. Não estou aqui para me promover em cima deste caso dando entrevistas. Aqui ele (Adail Pinheiro) é tratado como qualquer outro preso. O TJ decretou a prisão preventiva dele, para ser cumprida aqui no CPE, e nós acatamos a decisão do tribunal. Ordem judicial não se discute”, explicou o coronel.


“Não nos cabe questionar, nem julgar, apenas acatar. Mas isso vem me gerando transtornos aqui dentro do Comando”, desabafou o comandante do CPE. Adail está preso desde o dia 8 de fevereiro, quando se entregou à polícia após o desembargador Djalma Martins decretar a prisão preventiva dele.


Assessores estão no centro de detenção


O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, preso há 35 dias no Comando de Policiamento Especializado (CPE), localizado no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, responde a 54 processos na Justiça comum, com acusações que variam de exploração sexual de crianças e adolescentes até corrupção e uso indevido da máquina pública.


Os demais funcionários da Prefeitura de Coari presos são: o chefe de gabinete Eduardo Jorge de Oliveira Alves; o secretário de terras e habitação Francisco Erimar Torres de Oliveira e dois assessores: Anselmo do Nascimento Santos e Elias do Nascimento Santos. Eles estão no Centro de Detenção Provisória (CDP), com exceção de Alzenir Maia Cordeiro, encaminhada para a ala feminina da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.


Se for condenado pelos crimes de facilitação à prostituição de menores, abuso sexual e pedofilia, Adail poderá pegar até 30 anos de prisão, perda do mandato e dos direitos políticos.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024