Menu

Prefeitura capacita agentes de saúde no combate à dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

dengue_03


Cerca de 150 profissionais de saúde recebem capacitação no combate à dengue, na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Associação Comercial do município de Cruzeiro do Sul.

Publicidade

Desde a confirmação dos primeiros casos de dengue no município, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica desencadeou uma serie de ações de prevenção e controle da doença. 


De forma eficiente, a Secretaria de Saúde teve como primeira iniciativa a formação e capacitação de uma equipe de 40 agentes que fazem visitas diariamente nos bairros onde foram detectados os primeiros casos da doença no município.


O objetivo é evitar que a situação fique fora de controle. A capacitação de profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, que atuam nas unidades básicas de saúde, Hospital da Mulher e da criança e Pronto Socorro vem se intensificando.


dengue_01


O enfermeiro Edir Clemente, Coordenador da Atenção Básica no município explica que Cruzeiro do Sul começou passa por um problema de saúde pública que vai demandar um olhar diferenciado, quanto ao atendimento dos pacientes com suspeita de dengue e o acolhimento que deverá ser dado nesses casos.


 “Nós estamos capacitando esses profissionais, através da Dr. Rita, infectologista do Pará, que está repassando qual é a conduta e fluxograma das unidades de saúde em relação aos usuários”.


Clemente explica ainda que o mais importante do atendimento será o acolhimento dos pacientes com suspeita de dengue. “O acolhimento é a parte mais importante. Como nós temos um quadro de malária também no município e os sintomas parecidos. Todo o paciente que chegar na unidade de saúde com um quadro de febre que já foi feito exame para malária e deu negativo, já deverá ser tratado com um caso suspeito de dengue”,, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido