Menu

Prefeitura garante segurança 24 horas nos abrigos da capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para prevenir e resolver problemas de segurança, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado, através do Sistema Integrado de Segurança Pública, mantém um efetivo de 34 homens diariamente nos três abrigos: São homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Instituto Sócio Educativo (ISE) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS).   


Segurança no P. de Exposição, Foto Adonay Melo 8

Publicidade

A população que está nos três abrigos públicos por causa da cheia do Rio Acre é de 4.447 pessoas, quase a mesma quantidade de moradores de Santa Rosa do Purus, onde vivem 5.061 pessoas.


Desde o início de fevereiro, quando as primeiras famílias foram levadas para o Parque de Exposições, até hoje, foram registradas 16 ocorrências, como de perturbação do sossego (som ou televisão altos), porte de entorpecentes, violência doméstica e brigas. Todos os casos são de menor potencial ofensivo, que requerem apenas boletins e audiências nos Juizados Especiais.


Segurança no P. de Exposição, Foto Adonay Melo 5


 O baixo índice de ocorrência se dá porque ações de prevenção das forças de segurança têm grande auxílio das equipes da secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), que fazem visitas diárias aos boxes dos três abrigos e detectam indícios de casos, como conflitos entre familiares, violência doméstica e perturbação do sossego, mesmo antes que haja problemas maiores.


 O controle do fluxo de pessoas e de veículos também é feito pelas forças de segurança que atuam nos abrigos públicos, com a equipe da RBTRANS. Como grande parte do público é de criança (dos mais de 4 mil, cerca de 2 mil são crianças), não é permitido o acesso e circulação de veículos dentro do Parque de Exposições ou nos outros dois abrigos.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido