Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Mais de 200 jovens fazem juramento à bandeira do Brasil, no Juruá

Mais de 200 jovens juramentaram à Bandeira do Brasil no final da última semana, em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, distante cerca de 650km da capital. A solenidade ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.  Todos receberam o Certificado de Dispensa e Incorporação (CDI). Ação acontece anualmente. O alistamento militar é obrigatório para os maiores de 18 anos, que tenham o sexo masculino.


Segundo informou a Junta do Serviço Militar, o CDI é o documento que comprova a quitação do jovem junto ao Serviço Militar. Com ele, é possível tomar posse em concursos públicos, ser empregado com carteira assinada. Sem ele não é possível, por exemplo, emitir passaporte ou sair do país. Também fica proibido votar ou renovar o título de eleitor.


A solenidade contou com a presença do comandante do 61º BIS Ten. Cel. Magioli, e do  prefeito da cidade, que também é o Presidente da Junta do Serviço Militar. Juntos, falaram sobre a importância do alistamento e do juramento.


A Junta do Serviço Militar de Cruzeiro do Sul compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Valter e Marechal Taumaturgo no Acre e três municípios do Amazonas: Guajará, Ipixuna e Eirunepé.


Sair da versão mobile