Menu

Oposição pode ter até quatro minutos a mais que FPA na TV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Considerada a maior força política de oposição já montada nos últimos 16 anos para enfrentar o PT, o “blocão” agora formado por 11 partidos pode ter até quatro minutos a mais que a FPA (Frente Popular do Acre) na propaganda eleitoral de rádio e TV a ser iniciada em agosto.

De acordo com levantamento feito por ac24horas com base no tempo dos partidos feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a oposição, se conseguir a completa unidade, terá dez minutos e trinta e um segundos, contra seis minutos e oitenta e seis segundos da base governista.

Anúncio

Apesar de ter a vantagem de ter a máquina do Estado e da capital em mãos, a FPA sofre com a falta de representatividade da grande maioria das legendas que a cmpõe na Câmara dos Deputados. O tamanho da bancada na Câmara é o critério usado para a divisão do tempo. A salvação está no PT, dono do maior número de cadeiras no Parlamento. Os 86 deputados petistas lhe re4ndem três minutos e três segundos.

Seus principais aliados no Acre, porém, não reúnem força suficiente para ultrapassar a oposição. Das oito maiores bancadas, seis estão no bloco oposicionista. Contra Sebastião Viana (PT) estarão reunidos PMDB, PSDB, PSD, PP, PR e Solidariedade. Os 10min31seg são calculados levando em consideração a entrada do Democratas de Tião Bocalom na aliança.

Enfraquecido com a saída de Sérgio Petecão (PSD) e o retorno de Henrique Afonso (PV) à FPA, Bocalom encontra-se em dificuldades para consolidar palanque no Estado. A tendência e o DEM nacional convencê-lo a manter o casamento longevo com os tucanos. Ao final de março, os opositores podem chegar a um total de 17 partidos, entre grandes e nanicos; a FPA pode fechar em 15.  

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.