O nível do rio Acre alcançou os 16 metros na noite deste domingo na capital e subiu para 413 o número de famílias abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. São mais de 1,5 mil pessoas, informou a prefeitura de Rio Branco. Entre 18h e 21h, o manancial apresentou uma elevação de 10 centímetros e ultrapassa a cota de transbordamento em 1,60 metros.
O rio deve continuar enchendo, já que há registro de chuvas em suas cabeceiras.
Por causa da enchente uma enorme quantidade de balseiros se acumula na ponte metálica, no centro da capital. O acesso foi interditado para passagem de veículos na tarde deste domingo, para que homens do Corpo de Bombeiros, servidores do Deracre, policiais militares e civis trabalhem na retirada dos galhos e troncos da ponte. A operação envolve cerca de 90 homens, além de dois rebocadores e uma retro-escavadeira hidráulica.
Em sua página no Faacebook, a assessora de Imprensa do governo, Andréa Zílio, disse que a Ponte permanece fechada até esta segunda-feira e pediu para que os motoristas usem a “Terceira e Quarta Ponte”. “Gente, Ponte Metálica interditada até amanhã. Utilizar a Terceira e Quarta Ponte. Trabalho de retirada dos “balseiros” continua sendo feito pelo Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Deracre!”.