Com a subida do nível do rio Acre em Rio Branco e a previsão de que a cota ultrapasse os 16 metros nos próximos dias, o prefeito Marcus Viana decidiu ampliar o número de abrigos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, para onde estão sendo levadas as famílias atingidas pela alagação.
Ao meio dia deste sábado, o nível do rio Acre já estava com a marca de 15,23 metros, o maior nível registrado esse ano. E de acordo com as previsões da coordenação da Defesa Civil Municipal, o rio Acre deve continuar enchendo. Em 2013, as águas atingiram a máxima de 15,33 metros.
Mais 250 famílias estão abrigadas no Parque de Exposições, mas de acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente-coronel George Santos, esse número pode chegar a 500 caso o nível do rio Acre continue subindo. “Essa cheia deverá ser maior do que a do ano passado”, afirmou Marcus Viana.
Nas cabeceiras do rio Acre, o nível das águas também continua subindo. Em Assis Brasil, a medição de 9h deste sábado era de 5,98 metros. Em Brasiléia, o nível chegava a 11,62 metros e em Xapuri a cota do rio Acre era de 13,36 metros. “Toda essa água deverá chegar a Rio Branco nos próximos dias”, disse o George Santos.
Neste sábado, caminhões chegavam de diversos bairros da parte baixa da cidade, como Seis de Agosto, Taquari e Baixada da Habitasa, onde as famílias são atingidas na medida em que o nível do rio Acre volta a subir.
“Com essa ampliação no número de abrigos aqui no Parque de Exposições temos as condições para receber as famílias e possibilitar toda a assistência necessária por parte da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado”, disse Marcus.