Menu

Defesa Civil intensifica monitoramento das áreas de risco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os órgãos de defesa civil do Estado e de Rio Branco estão intensificando o monitoramento das áreas de risco das cidades alagadiças. Nesta quinta-feira, 6, os executivos fizeram algumas vistorias na região do bairro São Francisco e Vitória.


Segundo mapeamento realizado em 2006, na gestão do então prefeito Raimundo Angelim, percebeu-se que diversos bairros estão em situação de altíssimo risco, como é o caso do bairro Vila Nova, da região da “Favelinha” e da antiga Estrada de Porto Acre, no bairro Placas. Os bairros Preventório e Papouco também estão na lista. O levantamento feito há alguns anos tem ajudado bastante nos trabalhos das últimas enchentes.

Publicidade

Áreas de maior risco podem ter atendimento prioritário. Estas comunidades são vítimas de uma continuada movimentação das áreas de terra, o que consequência, periodicamente, diversos desmoronamentos, como é o caso da Rua Floriano Peixoto, no Centro da cidade, que há vários anos passa por recuperações, mas nunca o problema é totalmente resolvido.


Outro forte exemplo pode ser encontrado na Rua Joaquim Macedo, no bairro Placas, logo após o ponto sobre o Rio São Francisco, à direita. Há mais de três anos a erosão causa transtornos às famílias que residem nas proximidades. A via, nessa altura, só é utilizada em 50%, tendo em vista o desvio instalado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans).


Bairros como o Triângulo Novo, Cadeia Velha, Base, Taquari, Adalberto Aragão e Seis de Agosto, comunidades que estão na parte periférica da capital acreana, por exemplo, são vítimas anuais das cheias do Rio Acre. Isso porque estão na parte baixa da cidade e, portanto, são frágeis a esse tipo de sinistro.


O Rio Acre marcava hoje pela manhã 14,06m. Em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a informação que se tem é que mais de 300 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, que fica no 2º Distrito de Rio Branco. São, ao todo, quase 1.300 pessoas. Nenhum desabrigado será autorizado a retornar para casa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido