O Instituto Dom Moacyr (IDM) oferecerá, por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vários cursos técnicos de nível médio. As formações serão voltadas para a área de serviços, saúde e florestas. O objetivo é facilitar a capacitação técnica da população acreana que concluiu o Ensino Médio, requisito este essencial para ingressar nas ações.
De acordo com a coordenação nacional do Pronatec, todos os cursos oferecidos pelo Programa são pautados no déficit de profissionais das áreas no mercado de trabalho. Como consequência, há certa valorização aos formandos frente à escassez.
Dentre as instituições que ministrarão cursos está a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. A escola vai ofertar 270 vagas para os seguintes cursos de Técnico em Radiologia; Técnico em Órtese e Prótese; Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Hemoterapia; Técnico em Citopatologia; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Saúde Bucal.
Já o Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira (CEP Serviços) vai disponibilizar 180 vagas para os cursos de Técnico em Turismo; Técnico em Logística; Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores.
A Escola da Floresta Roberval Cardoso vai dispor de outras 70 vagas para a área de formação técnica em Agroecologia. Este curso, inclusive, foi requisitado em alguns editais de concursos públicos abertos no fim de 2013 e início deste ano. As inscrições serão abertas no próximo dia 17 de março, no site www.sisutec.mec.gov.br. As informações são da Agência Acre.