“A única possibilidade de eu me juntar ao Márcio Bittar é eu ser o candidato ao governo do seu grupo, sem isso não tem acordo. Sou candidato a governador, não entenderam isso? E aproveito para esclarecer que não procurei o Márcio Bittar, foi ele quem me procurou”. Do senador Sérgio Petecão (PSD), dizendo estar com a sua estrutura de campanha bem encaminhada.
Cada macaco no seu galho
“Com todo respeito ao Flaviano Melo, ele cuida do PMDB e nós cuidamos do PP”. A frase é do dirigente do PP, ex-deputado José Bestene, rebatendo declarações de Flaviano de que, o PP tem de se coligar com o PMDB e o PSDB para a Câmara Federal. “Vamos de chapa própria”, diz Bestene, que acrescentou: “temos candidatos para eleger um (deputado) federal”.
Raciocínio lógico
Bestene não fala nenhuma heresia. Sabe que, se levar os candidatos a federal do PP para a chapa PSDB-PMDB é para fazer escada para o Flaviano Melo, Márcia Bittar e Vagner Sales.
Não tem como obrigar
Fica difícil para o Bestene fazer essa coligação. PSDB-PMDB é a chamada “chapa da morte”.
Raquel Moreira
Não tenho a menor dúvida que a escolha da advogada Raquel Moreira para a Secretaria de Turismo foi uma boa escolha do governador Tião Viana. É despachada, inteligente e preparada.
Dando como certo
Aliados do Tião Bocalom (DEM) davam ontem como certo que amanhã, será anunciada a chapa Bocalom para governador e Henrique Afonso (PV) para vice-governador. Fica representativa.
Respaldo da moralidade
O Henrique Afonso de vice numa chapa, no mínimo dá um respaldo de moralidade. Se voltar ao grupo do Márcio Bittar, de onde anunciou a saída, vai cair no descrédito total. Aliás, já fica difícil saber o que o Henrique quer politicamente da vida.
Cara de tacho
Quero ver a cara do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) justificar, como um partido do tamanho e a importância do PMDB não teve força nem para indicar um vice. Se isso acontecer é disputar porrinha para ver quem é o último a sair para apagar a luz do outrora “Glorioso do Dr. Ulisses Guyimarães”. Flaviano ficaria com cara de tacho.
Reação contrária
Mas, ontem também corria no PV, um movimento para impedir essa aliança e na defesa que o PV volte para a FPA, no que acho improvável. Voltar à FPA seria o fim político do Henrique.
Resolveu as pendências?
Definição de vice
No encontro do PMDB programado para amanhã, em Rio Branco, o partido pode definir o nome do vice de Márcio Bittar (PSDB). A vereadora Eliane Sinhazique (PMDB) é a mais cotada.
Não contem com isso
O prefeito Vagner Sales (PMDB) já deu sua voz de comando no seu grupo político, nem ele e nem a mulher, a deputada Antonia Sales (PMDB) aceita entrar numa composição de vice.
Lei da infidelidade
O deputado Walter Prado (PROS) promete exigir que se aplique a lei de infidelidade partidária se o casal Deda e deputada Maria Antonia não apoiar Roberto da Princesinha para Federal.
Vira bagunça
“Todos temos que apoiar o Roberto da Princesinha (PROS) para deputado federal, se é para liberar para um, que se libere para todos ou o PROS vira uma bagunça”, reagiu Walter Prado.
Por cima da bisteca
Aliás, Roberto da Princesinha, depois que levou o PROS para a FPA, ganhou um rendoso contrato de fornecimento de quentinhas às empresas que trabalham na “Cidade do Povo”.
Não tinha como
Essa eu escutei de um político da FPA, sobre o ex-prefeito Deda estar chateado por não ser o primeiro suplente da candidata ao Senado do PCdoB: “deixaria a chapa muito vulnerável”.
Processos pendentes
A importante figura da FPA refere-se ao fato de Deda responder vários processos na justiça.
Mandato central
O senador Anibal Diniz (PT) pretende tornar menos regional seu restante do mandato, se dedicando mais às questões nacionais. Demitiu todos que não apoiaram a sua reeleição.
Carão ao vivo
Ao ver o deputado Gilberto Diniz (PTdoB) repetir a mesma ladainha de críticas ao Tião Viana, a deputada Marileide Serafim (PSL), retrucou: “ ele só critica e não apresenta uma solução”.
Mudar o repertório
Deputado de oposição tem mesmo de criticar, só que no caso do deputado Gilberto Diniz (PTdoB), ele tem de mudar o repertório de críticas, para não virar um CD furado.
Chance concreta
Caso o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), consiga se safar dos processos e puder ser candidato a deputado federal, será uma cadeira a menos na disputa eleitoral.
Vem do Juruá
Não tenho nem dúvida que Vagner Sales, neste caso, viria eleito do Vale do Juruá.
Nicolau Junior
É um dos nomes mais fortes da chapa de deputado estadual do PP, onde já o primeiro suplente. Vira de Cruzeiro do Sul ancorado nos votos do cunhado Gladson Cameli (PP).
Não soube lutar
O PSDC não soube lutar ou não se empenhou para fazer o jornalista Antonio Klemer (PSDC) o primeiro suplente da candidata do PCdoB ao Senado. Perdeu para um ilustre desconhecido.
E viva o Momo!
No momento em que o Acre sofre com os problemas decorrentes da cheia do rio Acre e reflexos da enchente do rio Madeira, não teria justificativa o governo e a prefeitura investirem milhões de reais na realização do tradicional carnaval popular do “Arena da Floresta”. E era bem melhor quando se tinha os carnavais de clubes, que acabaram justamente por o governo promover o seu carnaval, numa competição desleal. Carnaval, cada um que faça o seu. E viva Momo! Viva o Zé Pereira! Alegria para quem é de alegria. E aleluia para quem é de aleluia.