Categories: Coluna do Nelson Cotidiano Notícias Política

Sales, Cameli e Bittar atuam de “bombeiros” para apagar incêndio verde

Por
Da redação ac24horas

Para impedir que a crise com o PV na Aliança de oposição se alastre o pré-candidato ao Senado Gladson Cameli (PP) convocou o prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (PMDB) para ajuda-lo. Vagner veio nesta quarta, 26, à Capital para encontrar soluções para o impasse. O pré-candidato ao governo do PMDB, contrariando a posição de alguns membros do seu partido, concorda que o deputado federal Henrique Afonso (PV) deva participar da chapa majoritária da Aliança. Com a ação emergencial as possibilidades de Henrique se unir ao grupo de Bocalom (DEM) diminuíram.


Enquanto isso…
A ação de Vagner e Gladson foi coordenada pelo deputado federal Márcio Bittar (PSDB) que manteve uma conversação durante a tarde desta quarta, 26 com Henrique Afonso (PV), em Brasília. A permanência do Verde na Aliança está praticamente acertada.


O tempo cura tudo
O teor principal do diálogo entre Márcio Bittar (PSDB) e Henrique Afonso (PV) foi calma e paciência. Segundo Bittar, num processo democrático as coisas vão se acertando naturalmente e cada personagem vai encontrar o seu papel nas eleições de 2014.


Cálculos lógicos
Vagner Sales (PMDB) sempre achou que a saída de Henrique Afonso (PV) e de Gladson Cameli (PP) da FPA é um fator importante para a oposição ter chances de vitória nas eleições de 2014. A presença dos dois garante cinco deputados federais, numa bancada de oito, para a Aliança.


O fator Juruá
As lideranças da Aliança lembram que a votação de Tião Viana (PT), no Juruá, foi fundamental para a sua vitória em 2010. Com dois deputados federais da região na oposição acreditam que irão conseguir uma diferença enorme para a FPA, em 2014.


A volta ao isolamento
Se Gladson, Vagner e Márcio conseguirem manter Henrique na Aliança, Tião Bocalom (DEM) continuará isolado. Assim ainda acreditam na ida do ex-prefeito de Acrelândia para o grupo de nove partidos de oposição.


Flaviano aprova…
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) declarou que o seu partido também quer a permanência de Henrique Afonso (PV). O presidente do PMDB do Acre acha que a questão da vaga de vice da Aliança tem que ser debatida com calma. Flaviano acredita que as soluções chegarão através do diálogo.


O criador não irá contra a criatura
Flaviano Melo (PMDB) destacou que o seu partido foi um dos responsáveis pela união entre os nove partidos que integram a Aliança. Com a sua experiência política vai colocar-se a disposição para manter o grupo unido.


Petecão também pode ir para a Aliança
Uma fonte de Brasília me contou que o senador Sérgio Petecão (PSD) procurou Márcio Bittar (PSDB). As possibilidades dele integrar o grupo da aliança são grandes. Petecão já sabe que Bocalom (DEM) não abrirá de ser candidato a governador.


Visão futura
O maior benefício de Petecão (PSD) ao integrar-se à Aliança será viabilizar a sua reeleição ao Senado. Além de aumentar as chances de eleger um deputado federal do seu partido e provavelmente dois estaduais.


O quase retorno às origens
Shirley Torres (PV) conversou realmente com o governador Tião Viana (PT) por esse dias. Ele teria lamentado a saída dos Verdes da FPA. As portas foram reabertas, mas a maioria dos filiados do PV não querem o retorno.


A conselheira de Henrique
Segundo Shirley, quem preveniu Henrique Afonso (PV) de que não teria a vaga de vice na Aliança foi a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). Ela disse ter conversado com o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e, contou para o Henrique. Um quadro perfeito de “racha” instaurado para quem está no poder.


Mais diálogos…
Também o prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT) foi procurado pelos verdes. Shirley afirma que é natural nesse período eleitoral conversar com todas as forças políticas protagonistas do processo.


A hora da campanha
“Os verdes querem entrar logo na campanha com posições definidas,” disse Shirley. Ela acha que quem poderá tirar votos da FPA na eleição é o Henrique Afonso (PV). Assim vão à luta por um lugar ao sol, mesmo que seja de vice.


A hora do anúncio
O deputado federal Gladson Cameli (PP) acredita que a Aliança poderá anuncia a chapa fechada ainda antes do Carnaval. Isso vai depender do resultado da reunião interna que o PMDB terá nesta quinta, 27.


Data certa
Mas Márcio Bittar já adiantou que o dia do anúncio oficial da Chapa majoritária da Aliança está marcada para o dia 27 de março. Na ocasião virão alguns senadores e deputados federais de outros estados. Inclusive, o pré-candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) tem possibilidades de comparecer.


Mais uma adesão
Quem já marcou data também para incorporar-se à Aliança é a deputada federal Antônia Lúcia. O anúncio deverá acontecer na Aleac, na próxima quinta-feira depois do carnaval.


Consentido
O pré-candidato a deputado federal Roberto da Princesinha (PROS) admitiu que o ex-prefeito Dêda vai mesmo apoiar César Messias (PSB). Segundo ele, o acordo está feito desde a filiação de Dêda e da deputada estadual Maria Antônia (PROS).


Ainda no páreo
A deputada Toinha Vieira (PSDB) me garantiu nesta quarta, 27, que será candidata à reeleição. Ela afirma que não tem nenhum impedimento jurídico que a impeça de ser candidata.


A vice da discórdia
Não entendo a obsessão de alguns políticos pela vaga de candidaturas a vice-governador. No Acre, que tem uma bancada de apenas oito deputados na Câmara Federal, o cargo é muito mais importante que qualquer vice. No entanto, a disputa acaba sempre tornando-se, em alguns casos, mais importante que a própria vaga para a disputa do Governo ou do Senado. O deputado federal Henrique Afonso (PV), por exemplo, teve mandatos relevantes e produtivos na Câmara Federal. É natural que queira aspirar um degrau mais elevado na política. Mas será que como vice poderá repetir as suas atuações? E o PMDB? Será que aumentar a sua bancada na Câmara não seria mais importante que reivindicar a vice? Pontos para se analisar antes das convenções partidárias que ainda serão em junto de 2014.


 


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Bar do Vaz
  • Destaque 2

“Flaviano Melo era o grande professor do MDB”, declara João Correia

A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…

21/11/2024
  • Acre

Acre é o penúltimo no ranking de homens mais bonitos do país

Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…

21/11/2024
  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacos de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024
  • Extra Total

Justiça derruba decisão de comissão eleitoral que proibia Marina de criticar Aiache

Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…

21/11/2024