Categories: Acre Notícias

STJ mantém condenação de ex-prefeito de Porto Velho por uso da estrela do PT

Published by
Venicios

O ministro Benedito Gonçalves rejeitou um recurso que pretendia levar para o Superior Tribunal de Justiça a discussão sobre a condenação por improbidade administrativa imposta a Roberto Eduardo Sobrinho, ex-prefeito de Porto Velho (RO). Quando estava no cargo, ele foi acusado de utilizar simbologia alusiva ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual era filiado, em publicidade oficial do município.


Roberto Sobrinho tentou trazer a questão para o STJ, alegando que não teria sido demonstrado dano ao erário e que, sem dano, não se poderia falar em ressarcimento. Entretanto, o recurso não foi admitido, nem no TJ-RO, nem depois, pelo relator do agravo no STJ, ministro Benedito Gonçalves.


O ministro afirmou que a questão foi decidida pelo TJ-RO de acordo com as regras legais, de forma clara, coerente e fundamentada, não se podendo falar em omissão ou contradição. O relator também afirmou que, se o ex-prefeito “utilizou dinheiro público para custear propaganda do PT”, logicamente houve dano ao erário, e por isso deve ressarci-lo. Revisar este ponto exigiria reexame de provas, o que não é possível ao STJ em recurso especial, concluiu.


A ação foi ajuizada pelo Ministério Público de Rondônia. Já em primeiro grau, o prefeito foi condenado. O Tribunal de Justiça de Rondônia confirmou a sentença. Entendeu que configura ato de improbidade “a utilização de simbologia alusiva ao partido político ao qual o prefeito é filiado, caracterizando indecorosa promoção subliminar em descompasso com os princípios da moralidade e finalidade, marcando distanciamento do caráter educativo, informativo ou de orientação social que deve nortear a publicidade oficial do governo”.


Apesar de haver no brasão do município uma estrela de cinco pontas (de prata), o tribunal local considerou que existia “caráter indutivo” na propaganda da prefeitura — a forma teria sido retirada do escudo municipal, porém a estrela aparecia na cor vermelha. Em outra publicidade, a sigla IPTU foi grafada de maneira a destacar as letras PT, “apontando claramente o destaque para a sigla do partido”.


O ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento dos valores correspondentes aos custos de criação, produção e veiculação de publicidade caracterizada com a estrela e ao pagamento de multa civil fixada no valor de três vezes a remuneração mensal do cargo. O material que continha o símbolo também teve de ser recolhido. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos…

19/05/2024

Mulher Melão quase se afoga na praia de Barra e é resgatada por salva-vidas

Renata Frisson, a Mulher Melão, passou por um susto daqueles neste domingo (19). É que…

19/05/2024

Projeto altera o cálculo da renda para concessão do Bolsa Família

O projeto de lei 950/24 altera um dos critérios para concessão do Bolsa Família ao…

19/05/2024

Feijoada solidária no Acre visa arrecadar doações para às vítimas de enchente no RS

O Centro de Tradições Gaúchas do Acre Cel. Plácido de Castro (CTG) promove uma feijoada…

19/05/2024

Bocalom canta Cavalgada para a namorada durante festa de aniversário

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom fez uma declaração de amor à namorada Kelen…

19/05/2024

PM rebate Neto Brito e diz que região da boate é um dos locais onde mais se registra acidentes

A Polícia Militar do Acre emitiu nota na tarde deste domingo (19) depois que o…

19/05/2024